Poupe ao transferir o Seguro de Vida do Crédito Habitação

17 de Fevereiro, 2021 | por Cláudia Oliveira

Seguro Vida Crédito Habitação

Com a transferência do Seguro de Vida do Crédito Habitação é possível, na grande maioria das situações, uma poupança até 60% nas mensalidades. Entenda porque é importante considerar a transferência e como o deve fazer.

Ter um Crédito Habitação implica, como condição habitual, contratualizar um seguro de vida. A maior parte das pessoas acaba por contratualizar o seguro de vida sugerido pelo banco onde contraiu o empréstimo. O problema principal não é esse mas sim o facto das pessoas ficarem convencidas de que não podem depois alterar o seguro contratualizado.

O Decreto-Lei n.º 222/2009 veio trazer importantes alterações no que diz respeito à celebração dos contratos de Seguro de Vida associados ao Crédito à Habitação. Assim, desde 2009 que, se encontrar condições mais vantajosas, pode transferir o seu Seguro de Vida do Crédito Habitação para outra seguradora com melhores condições. Aliás, a instituição bancária deve informar o cliente dessa opção.

O que acontece muitas vezes é que, no momento de negociar o Crédito Habitação, o banco pode propor um benefício no spread no caso de contratualizar o seguro sugerido. Contudo, não deixe que isso o assuste. Mesmo que isso tenha acontecido no seu caso, saiba que isso não é impeditivo para a transferência e pode na mesma ter uma poupança significativa ao fazê-lo. Aliás, na grande maioria dos casos, é possível um poupança de até 60% das mensalidades.

Cuidados a ter na transferência do Seguro de Vida do Crédito Habitação

Para o ajudar a perceber um pouco melhor o processo de transferência, reunimos algumas etapas importantes que devem ter acauteladas:

1) Comece por analisar e comparar todas as condições:

  • Há algum impacto da transferência no spread no seu Crédito Habitação? Se negociou uma bonificação no spread do Crédito Habitação ao contratualizar o seguro sugerido pelo banco, deve-se analisar o impacto que a transferência terá na taxa de juro. Em todo o caso, lembre-se que, se ficar a pagar um seguro mais barato depois da transferência, isso pode ser mais vantajoso do que manter a bonificação no spread.
  • Compare o valor do prémio e as coberturas. O prémio nada mais é do que o valor que paga pelo seguro. Assim, é importante comparar os diferentes valores do prémio disponíveis no mercado para encontrar a melhor opção para o seu caso. Não se esqueça de algo importante: o valor do prémio dos seguros varia consoante as coberturas.
  • Atenção às coberturas. Os seguros de vida não são todos iguais. É preciso especial atenção às cláusulas de invalidez: Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente (ITP). Entenda melhor sobre as várias coberturas do Seguro de Vida do Crédito Habitação a que deve ter atenção.
  • Pensar a longo prazo. O valor do prémio pode agravar ao longo do tempo por causa da idade. Por outro lado, o capital segurado poderá diminuir à medida que se reduz o montante em dívida do crédito. Assim, é fundamental ter uma visão a longo prazo do que é mais compensatório.

2) Depois de tudo devidamente analisado e a decisão tomada, é necessário denunciar o seguro de vida junto da seguradora atual. Para isso, deve-se fazer o pedido por carta com o mínimo de 30 dias de antecedência sobre a data de vencimento da apólice.

3) Por fim, é também preciso informar o banco da sua decisão. Deve-se enviar uma cópia da carta na qual pede a rescisão do seguro anterior e uma cópia do contrato do novo seguro feito diretamente com a sua nova seguradora.

_

Leia também: Seguro de Vida do Crédito Habitação – Dúvidas

Peça uma simulação para obter a melhor proposta de poupança

Sabemos que é possível que comece a fazer as suas pesquisas e a comparar alguns valores. Aliás, o conhecimento é essencial e deve sim entender todo este processo de transferência. Contudo, também sabemos que há todo um conjunto de condições a analisar, cálculos para fazer e também alguma burocracia pelo meio. E, para quem não lida frequentemente com seguros, pode ser algo bastante desafiante.

Por isso, o nosso conselho é que peça uma simulação:

Ao preencher este formulário irá receber uma simulação gratuita e adaptada ao seu caso. Depois, caso fique interessado, basta responder. 

É importante que entenda que:

  • Conseguimos facilmente ter acesso às melhores condições do mercado graças à nossa rede de parceiros. São eles que vão analisar todas as condições para que lhe seja garantida a melhor proposta de transferência, com a poupança mais significativa.
  • A ajuda dos nossos parceiros não tem qualquer custo para si, tal como acontece na intermediação de crédito.
  • Garantimos total transparência no processo e partilhamos consigo as melhores propostas para que tome uma decisão consciente e informada.

Lembre-se que, ao preencher o formulário, não está a tomar qualquer decisão nem a assumir nenhum compromisso. O nosso objetivo é que perceba quanto pode poupar se transferir o Seguro de Vida e acabar com a crença de que não o pode fazer ou que não é algo compensatório.

Por fim, deixamos um último conselho. Assista ao nosso episódio do Programa dos 3 Consultores sobre o Seguro de Vida do Crédito Habitação para entender melhor os cuidados a ter e como pode poupar:

Aproveite para explorar o nosso Canal de Youtube e assistir a outros programas sobre o Seguro de Vida do Crédito Habitação. Se tiver alguma dúvida, não deixe de partilhar connosco.

_

Leia também: Covid-19 – É boa altura para transferir o Crédito Habitação?


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!