Vai investir? Aprenda 3 Lições Importantes

8 de Novembro, 2020 | por Cláudia Oliveira

investir

Quer investir mas não sabe por onde começar? Reunimos algumas lições que o vão ajudar a dar os primeiros passos neste novo desafio.

É perfeitamente compreensível que, apesar da vontade em começar a investir, surjam alguns medos associados. Isto deve-se principalmente ao facto de haver muitas histórias de investidores que falharam mas também porque é algo que mexe com o seu dinheiro e tira-o da zona de conforto.

Por essa razão, reunimos neste artigo 3 lições que consideramos ser as mais importantes para quem ainda não começou a investir mas está a pensar fazê-lo.

Mantenha-se informado e focado

Num mundo abundante de informação, é normal que se perca no meio de tanta informação sobre investimentos. Apesar do conhecimento ser muito valioso, é importante garantir que o excesso de informação e a “receitas milagrosas” não o deixam mais confuso ou, no pior dos cenários, o levam a cometer erros mais sérios.

Existem centenas de livros e vídeos sobre investimentos com histórias de sucesso e infindáveis receitas e segredos para investir e enriquecer em pouco tempo, não é verdade?

É importante que se mantenha informado e aprenda sobre o mercado financeiro, afinal conhecimento é poder. Mas o nosso conselho é que o faça de forma cuidadosa, pesquisando sobre os melhores livros e evitando cair no efeito viral de tantas histórias falsas que são partilhadas nos canais digitais. 

Para além disso, deve aprender a ser crítico e interpretar o conteúdo que consome. Esse espírito crítico vai ajudá-lo a perceber e a separar a informação, evitando que tente simplesmente copiar aquilo que ouve ou lê.

Por outro lado, é tão ou mais importante que estabeleça contactos diretos com outros investidores. Procure integrar-se em eventos, grupos digitais ou mesmo abordar algum investidor que conheça. Essa será a melhor forma de obter uma visão honesta da realidade e também de aprender com alguém que está uns bons passos à sua frente.

_

No 15º Episódio dos 3 Consultores: Estivemos a conversar com Ariana Nunes do Renda Maior a falar sobre investimentos

Defina quanto quer investir

Tão importante quanto conhecer a fundo o mercado financeiro, é saber quanto quer investir. Não se deixe levar pelo impulso, deve definir com exatidão quanto quer e pode investir.

Seja qual valor o valor que pondera investir, faço-o de forma consciente. Não invista para além das suas possibilidades financeiras, afinal não sabe o dia de amanhã e não deve investir uma quantia que o deixa financeiramente instável.

Por outro lado, deve ter sempre em mente que, qualquer que seja o investimento, há sempre riscos associados e que tudo leva o seu tempo.

Estabeleça objetivos

Ter objetivos bem definidos em qualquer área da nossa vida profissional, financeira e mesmo pessoal é e sempre será uma boa estratégia.

Pare para se questionar sobre quais são os resultados que espera obter do seu investimento e qual o espaço temporal para os atingir. Seja concreto nos seus objetivos, isso vai ajudá-lo a clarificar onde será melhor investir para conseguir alcançar as suas metas dentro do tempo esperado.

Para além disso, não se deixe levar pelas suas altas expectativas. Seja o mais realista possível para evitar que os seus investimentos lhe tragam outros problemas.

É frequente existirem investidores que se deixam levar pelas emoções, sejam elas positivas ou negativas. Sentimentos como medo ou ansiedade, que surgem no decorrer do processo, podem levá-lo a cometer erros e a tomar decisões por impulso. Por isso, é muito importante manter sempre uma visão realista e lógica dos seus objetivos, com metas muito bem definidas antes de começar a investir.

Aprender a Investir – Já sabe por onde deve começar?

Ter conhecimento técnico do mercado financeiro é essencial para quem quer investir. Porém, é igualmente fundamental que se prepare e organize antes de começar a investir ou mesmo antes de começar a estudar o mercado financeiro.

Não são raras as vezes que um investidor se deixa levar pelo seu impulso e acaba por falhar, não por falta de conhecimento, mas por falta de planeamento e organização.

Agora que já tem nas suas “mãos” estas 3 lições práticas, comece por priorizar o seu planeamento e estudo e só depois avance para o primeiro investimento.

_

Leia também: Fundos de Investimento, que Banco Escolher?


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Uma resposta a “Vai investir? Aprenda 3 Lições Importantes

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!