Vacinação Covid-19: marcação via SMS já começou (saiba o que fazer)

3 de Fevereiro, 2021 | por Cláudia Oliveira

Vacinação Covid-19

A convocatória para a toma da vacina contra o Covid-19 começou a ser feita via SMS. Saiba o que fazer quando receber o SMS.

De acordo com a informação avançada hoje pelo SNS, já foram enviadas cerca de 850 SMS a utentes que serão vacinados contra a Covid-19 nos centros de saúde. Esta é a nova etapa da fase 1 da vacinação contra a Covid-19.

A vacinação começou hoje nas Unidades de Saúde Familiar de Alvalade e do Parque, em Lisboa e Vale do Tejo, onde até sexta-feira deverão ser administradas cerca de 300 vacinas contra a Covid-19.

Amanhã, quinta-feira, a vacinação arranca na região Norte, com sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste. Nas restantes administrações regionais de saúde do país, a vacinação começa para a semana.

Saiba a seguir se faz parte do primeiro grupo a receber o SMS e o que deve fazer para confirmar o agendamento.

Quem vai receber o SMS nesta fase?

Nesta nova etapa da primeira fase da vacinação, existem dois grupos que vão ser chamados a tomar a vacina:

  • Idosos com 80 ou mais anos, mesmo que não tenham qualquer patologia ou comorbilidade;
  • Pessoas entre os 50 e os 70 anos com as seguintes patologias:
    • Insuficiência cardíaca
    • Doença coronária
    • Insuficiência renal (TFG < 60ml/min)
    • DPOC ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração

Para a segunda fase, que se prevê iniciar em abril, ficam então os idosos dos 65 aos 79 anos, com ou sem patologias, que não tenham sido vacinados. A este grupo juntam-se as pessoas entre os 50 e os 64 anos com diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade ou hipertensão arterial.

Por último, ainda sem mês definido, fica a restante população. Contudo, esta fase pode ainda ser revista conforme o ritmo das fases anteriores

O que deve fazer depois de receber o SMS?

Cada utente vai receber um SMS, através do número 2424, com a informação da data e local do agendamento da vacinação. Depois, o utente deve responder “SIM” ou “NÃO” conforme as indicações no SMS. O SNS disponibilizou um exemplo do SMS:

COVID19: Vacinacao 03/02/2020 as 09:00 na USF Alvalade. Responda: SNS.NUMERO UTENTE.SIM/NAO ate 31.jan Ex: SNS.111111111.SIM/SNS

Se responder sim, então o agendamento fica fechado. Depois, no dia anterior ao dia da toma da vacina, o utente volta a receber um SMS a lembrá-lo que têm a marcação da vacinação para o dia seguinte.

Se responder não, então irá receber um novo SMS com uma nova proposta de data. Depois, deve igualmente voltar a responder “SIM” ou “NÃO”.

E se o utente não der qualquer resposta? Neste caso, e de acordo com a informação disponível no portal do SNS, caso o utente não responda ao SMS ou recuse a marcação, o centro de saúde fará um contacto telefónico para tentar encontrar uma alternativa ao agendamento. Se ainda assim não for possível o contacto telefónico, então o contacto será via carta.

Qual o local da toma da vacina?

A vacinação contra a Covid-19 acontece nos centros de saúde ou noutros locais devidamente preparados para esse efeito. Por isso, é muito importante que o utente fique atento ao seu telemóvel e leia com atenção as informações que vai receber.

Como será o agendamento para a segunda dose da vacina?

O agendamento da segunda dose acontece no momento da primeira toma. Nesse momento, o agendamento é então feito em concordância com o utente. Depois, volta a receber um SMS com toda a informação, tal como aconteceu na toma da primeira dose.

O que acontece no caso dos cidadãos não seguidos pelo Serviço Nacional de Saúde?

Se pertencer a um dos grupos prioritários e não for seguido no Serviço Nacional de Saúde, então deve obter junto do médico que o segue uma declaração médica comprovativa da sua inclusão na fase 1 da vacinação contra a covid-19 de forma a permitir o agendamento automático num agrupamento de centros de saúde (ACES). De acordo com o SNS, a declaração médica é emitida através da prescrição médica eletrónica, e o utente é informado por SMS.

_

Leia também: Covid-19 – Apoios aos Trabalhadores Independentes


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

807 Visualizações

Uma resposta a “Vacinação Covid-19: marcação via SMS já começou (saiba o que fazer)

  1. Boa tarde. Li as vossas informações quanto à Vacinação.
    No meu caso, e não evo ser a única, estou inscrita no Centro de Saúde, mas não tenho médico fixo desde que a minha médica de família faleceu.
    Vpu ficar esquecida ou também me vão chamar para a vacina?
    Obrigada e saúde!

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!