Usar o PPR para pagar o crédito habitação

1 de Abril, 2013 | por CFinanceiro

 
PPR para pagar o crédito habitação
 
Desde o início do ano que pode usar o dinheiro aplicado num PPR para pagar prestações do crédito à habitação. Basta pedir no banco uma declaração com o montante das prestações a pagar, vencidas ou por vencer, e entregá-la na instituição onde detém o PPR. Esta encarrega-se de transferir o dinheiro para o banco, que faz a liquidação.
Apesar de parecer simples, segundo a DECO alguns bancos estão a colocar obstáculos, umas vezes por falta de informação e outras alegando a pouca clareza da lei. Se deparar com estas ou outras objecções  registe queixa no livro de reclamações ou directamente no Portal do Cliente Bancário, para o Banco de Portugal tomar conhecimento.
O próprio Banco de Portugal também já sugeriu alterações à lei para que esta se torne mais clara e que permita, o BdP quer ver esclarecido na lei se, além do pagamento de juros e de capital, poderão “igualmente ser afectos ao pagamento de juros de mora, no caso das prestações vencidas, e de outros encargos, nomeadamente comissões e despesas”, também que “seja ponderada” a limitação da cobrança de comissões pelos bancos quando os clientes pedem a declaração obrigatória que atesta as prestações vencidas ou a vencer a que se destina o resgate antecipado, assim como a limitação dessas taxas no caso em que o banco e a entidade gestora dos planos de poupança têm de se articular.
Artigos Relacionados
PPR – Condições para resgatar o seu PPR sem penalizações

 


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

2 respostas a “Usar o PPR para pagar o crédito habitação

  1. Podiam fazer o mesmo para as contas poupança habitação. Como coloquei lá dinheiro em 2004, o único ano que ainda detém benefícios fiscais, não posso mexer no dinheiro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço