Teletrabalho: 10 dicas de como ser produtivo em casa

6 de Abril, 2020 | por CFinanceiro

Teletrabalho, provavelmente, até agora , não deveria de ouvir esta palavra com tanta frequência.

Mas infelizmente, estamos a passar por uma má fase, e a nível profissional , temos que nos ajustar á situação, e uma
delas é o teletrabalho, ou seja , trabalhar em casa remotamente.

O teletrabalho não é novidade para muitos trabalhadores que, por todo o mundo, veem nesta ferramenta laboral uma forma de maximizar o seu tempo disponível no dia a dia. Além de garantir uma maior qualidade de vida a muitos cidadãos, o teletrabalho permite aos trabalhadores manter os direitos e deveres de um colega que realize a maioria das suas tarefas nos escritórios da empresa. O teletrabalho encontra-se regulamentado entre os artigos 165.º e 171.º do Código do Trabalho.

Mas trabalhar em casa, requer algum cuidado, concentração e exigência para que o resultado final não seja desastroso.

Deixamos aqui algumas dicas para que o seu teletrabalho seja um sucesso:

1- O Ambiente

Quando trabalha a partir de casa, certifique-se que tem um ambiente de trabalho confortável (luz natural ou luz elétrica, a cadeira, a secretária..) , é importante que tenha a ligação de internet estável e de alta velocidade e o ambiente seja silencioso.

2- O Foco

Trabalhe focado e organize o seu trabalho em prazos claros ao longo do dia. Ignore o que se passa á sua volta, e se está alguma coisa no chão, deixe para depois!

3- Casa / escritório

Trabalhar a partir de casa é como trabalhar no escritório, mantenha todas as reuniões úteis e realize-as virtualmente, usando ferramentas como o Zoom ou GoToMeeting, a eficácia da reunião aumenta quando há partilha de vídeo webcam ou share screen, quando necessário.

Leia Também: Zoom: Tutorial completo sobre este aplicativo de reuniões e aulas

4- A pontualidade

Sim, é importante manter a pontualidade como se no escritório estivesse, é fundamental, é uma questão de respeito também no trabalho remoto.

5- Pausa

É importante que faça uma pausa para esticar as pernas, almoçar e descansar.

6- We Care

Os seus colegas de trabalho poderão precisar da sua ajuda ou conselho; em trabalho remoto podem enviar SMS ou ligar-lhe, certifique-se que está disponível dentro do seu horário de trabalho, quando não estiver em reuniões.

7- Ferramentas IT

Verifique se todos os seus arquivos e dados estão protegidos e partilhados com as partes interessadas e membros relevantes da equipa. As ferramentas de IT estão do seu lado: TEAMS, SHAREPOINT, SKYPE e E-MAIL. Use-as de forma eficaz.

Leia Também: 13 formas de como ganhar dinheiro desde casa

8- Escuta Ativa

Escuta ativa é a palavra chave! Durante reuniões virtuais a tentação de fazer outras coisas é ainda maior do que em reuniões presenciais. A concentração e a escuta ativa são cruciais para obter informações e tornar as reuniões eficazes de forma remota.

9- Equipa

Não se esqueça que faz parte de uma equipa! As reuniões de equipa são fundamentais para estar alinhado e trabalhar em conjunto. Incentive a equipa a manter uma reunião semanal por videochamada para partilhar progressos. Uma reunião rápida por videochamada, com a equipa todas as manhãs é muito benéfica para estar alinhado e partilhar informação.

10- Off

Trabalhar remotamente pode dificultar o estabelecimento de limites entre a vida profissional e pessoal. Quando o dia terminar, desligue o seu computador e desligue-se do seu trabalho.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

392 Visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!