Simulador PPR – Avalie a opção mais rentável

6 de Outubro, 2020 | por Cláudia Oliveira

Quer iniciar o seu plano de poupança para a reforma (PPR) ou avaliar se a opção que tem atualmente é a mais indicada para si? Então aconselhamos que comece por realizar uma simulação recorrendo, por exemplo, ao simulador gratuito da DECO PROTESTE.

Ter um PPR é uma das formas mais comuns de poupança entre os portugueses, mas nem sempre é fácil escolher a melhor opção entre todas as disponíveis no mercado.

O simulador da DECO PROTESTE foi criado para o ajudar a escolher ou a comparar a rentabilidade do seu PPR com as diferentes opções do mercado. Entenda a seguir como pode realizar a simulação em apenas alguns minutos.

 

Como Realizar a Simulação

1.Aceda ao portal da DECO PROTESTE aqui.

2. Preencha o formulário que lhe é apresentado para criar um registo caso ainda não tenha uma conta DECO PROTESTE. 

Caso já tenha uma conta DECO, então deve primeiro iniciar sessão.

3. Logo após o registo, aparecerá um formulário muito simples que deve preencher com alguns dados: idade atual, o valor mensal que pretende dedicar e o tipo de PPR que prefere.

É normal que tenha dúvidas sobre a tipologia de PPR mais indicada para o seu caso.

A maior diferença entre fundos PPR e seguros PPR é que os primeiros não garantem o capital e os segundos sim. E o que significa isto na prática?

Bem, é preciso considerar o risco e a idade. Se ainda estiver longe da idade da reforma, pode optar por um PPR sob a forma de fundo que, apesar de acarretar maior risco, contem mais ações. Ou seja, pode conseguir potenciar o rendimento.

Por outro lado, se lhe faltar poucos anos para a reforma, fará mais sentido apostar num seguro, onde há menos risco e garante que não perde as suas poupanças na reta final da vida ativa.

_

Leia também: 5 Razões para fazer um PPR

4. Após preencher todos os dados, a DECO apresenta-lhe a opção que considera ser mais rentável para o seu caso e o montante estimado que terá poupado quando tiver 67 anos.

Tal como indica a DECO, o cálculo da simulação tem por base a rentabilidade do respetivo fundo PPR nos últimos 5 anos. Porém, é sempre um cenário hipotético, pois o rendimento do passado pode não ser garantia de rendimento no futuro. Por isso, é importante que se mantenha devidamente informado e atualizado sobre a opção mais rentável para o seu caso, mesmo que isso implique transferir o seu PPR.

Simulador PPR – Avaliou as diferentes opções e quer aderir ou transferir o seu PPR?

Realizou a simulação e concluiu que quer mudar e não sabe como o pode fazer?

Basta iniciar o pedido de transferência junto da nova instituição onde quer aplicar o seu dinheiro. Ou seja, será a nova instituição que lhe entregará a documentação necessária para que inicie o processo de transferência. Após esse processo, será a nova instituição a tratar de todos os procedimentos com a instituição onde detém atualmente o seu dinheiro. Contudo, saiba que o processo poderá demorar alguns dias.

Se ainda não iniciou nenhum PPR, o nosso conselho é que não subscreva o primeiro PPR que lhe for proposto. Existem dezenas de PPR disponíveis nos bancos, seguradoras, ou sociedades gestoras em Portugal. Realize uma pesquisa aprofundada, tire todas as suas dúvidas e faça uma escolha cuidada tendo em conta outros fatores como a sua idade, aversão ao risco e claro, qual o valor que pode dedicar mensalmente.

_

Leia também: Resgatar PPR sem penalização – COVID-19


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!