Seguro Automóvel: Carta verde agora é branca

15 de Outubro, 2020 | por Cláudia Oliveira

Sabia que o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, a famosa “carta verde”, mudou de cor? A alteração já foi comunicada em julho, ficando de fora o dístico. Agora, também o dístico passa a ser branco.

É cada vez mais comum as seguradoras enviarem o Certificado Internacional de Seguro Automóvel (conhecido por “carta verde”) por email. Porém, havia sempre um problema associado à impressão. Segundo a DECO, era muito frequente existirem dúvidas sobre a validade da carta verde quando era impressa em casa.

Para dar resposta a essa dúvida, surge então a nova alteração. As seguradores começaram a avisar os clientes de que, a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, passaria a ser impresso em folha branca.

Contudo, há ainda outra novidade aprovada neste mês de Outubro: o dístico destacável que se coloca no para-brisas, passa também a ser impresso a preto e branco.

E os documentos que já foram impressos antes desta data?

Permanecem válidos. Ou seja, até à data de renovação do seu seguro automóvel, não precisa de se preocupar.

Para além disso, tal como indica a DECO, “caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após 1 de julho, sê-lo-ão já no novo modelo.”

O objetivo da medida é simplificar alguns processos, especialmente para o cliente. Com esta alteração, o envio das cartas pode ser feito por email e o cliente pode imprimir a preto e branco. Assim, para além de ser mais prático, ainda evita os atrasos que aconteciam com o envio pelos correios.

Apesar desta alteração, não se esqueça que continua a ser obrigatório afixar o dístico no para-brisas.

Pode ler aqui a Portaria n.º234/2020 publicada em Diário da República com todos os detalhes desta medida.

_

Veja também: Minuta para pedir a redução do Seguro Automóvel


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!