Sabe a diferença entre um PPR e um FPR?

14 de Dezembro, 2018 | por David

PPR – Plano Poupança Reforma


PPR- Plano Poupança Reforma e FPR- Fundo Poupança Reforma, ambos têm o mesmo propósito e têm os mesmos benefícios fiscais, no entanto existem algumas diferenças entre ambos.

A primeira diferença prende-se de quem os gere, se nos PPR- Plano Poupança Reforma são as seguradoras que gerem os seus planos, nos FPR- Fundo Poupança Reforma são as gestoras de activos.

A segunda diferença são os activos que constam nas carteiras, ora se no caso dos PPR a gestora é uma seguradora, os activos constantes no plano passa por activos mais conservadores, onde a dívida pública ( nomeadamente portuguesa ) tem um maior peso, no caso dos FPR, as gestoras têm mais liberdade de escolha nas suas carteiras, podem ter uma exposição a 100% de acções.

Leia Também: PPR – PENALIZAÇÕES PELO REEMBOLSO ANTECIPADO

A terceira vem no seguimento da anterior, se no caso dos PPR os activos são mais conservadores, a seguradora tem a possibilidade de colocar à disposição do aforrista um produto de capital garantido, assim como na maior parte das vezes um taxa de juro mínima garantida, no caso dos FPR na maior parte dos casos não existe capital garantido ( salvo alguns casos mais específicos ) uma vez que estamos perante um fundo de investimento que segue a evolução dos mercados de obrigações e acções, assim como não está associada nenhuma taxa de juro.

A quarta são os custos, geralmente os PPR têm custos mais elevados que os FPR, preço a pagar pelo capital garantido e taxas garantidas.

Poderão perguntar então qual a melhor opção?

Depende sempre do perfil de cada um, e sobretudo da idade, para quem a idade da reforma ainda se encontra longínqua, mais de 20 ou 30 anos, assumir um maior risco no FPR- Fundo Poupança Reforma pode se traduzir no final do prazo a uma rentabilidade superior, para quem se encontra a menos de 10 anos da reforma então a opção por um PPR- Plano Poupança Reforma com capital e taxa garantida dá uma maior segurança na altura de ter o capital à disposição.

 


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

609 Visualizações

  

Uma resposta a “Sabe a diferença entre um PPR e um FPR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço