Quer comprar casa? Fique a saber o que deve fazer antes de pedir dinheiro ao banco

3 de Novembro, 2015 | por Frederico Henriques

Um dos sonhos da maioria dos casais hoje em dia é casar e poder comprar casa. Mas existam ainda muitas dúvidas no que concerne ao crédito habitação e a tudo o que o rodeia.

Vamos dissipar algumas dúvidas:
Uma das primeiras coisas a fazer deve ser pesquisar atentamente o mercado e verificar as ofertas existentes no mesmo.
Deve se ainda comparar as condições no que respeita a os encargos e negociar a fundo todas as condições bancárias.
Deve conhecer bem o que são os diferentes produtos relacionados com o crédito à habitação e as principais características de cada um deles, como taxa anual efetiva (TAE), spread e despesas de processo.
Devem ser testados e simulados vários cenários e apontar sempre para os cenários pessimistas, pois assim já estão a contar com o pior que pode acontecer em termos de encargos. Se mesmo assim os encargos forem elevados experimenta alargar o prazo, pois assim consegues obter uma prestação mais baixa. Estas informações são actualizadas mensalmente.
Outro factor a ter em conta e que pode ser um factor determinante nas simulações tem a haver com a Euribor que pode ser simulada a 3, 6 e 12 meses. Para começo das negociações com o banco, podem sempre utilizar a proposta mais favorável.
Existem ainda outros mecanismos que podem tornar a prestação mais favorável, tais como domiciliar o ordenado e pagamentos de serviços ou contratar um cartão de crédito, mas deves sempre verificar se estes produtos a longo prazo vão trazer prejuízos para o teu empréstimo.
Compare, também, a TAE, com todos os encargos. Quanto menor for, mais barato fica o crédito. Neste caso, compara a TAER (taxa anual efetiva revista) com a TAE: se a primeira for inferior, compensa. Embora tenha atenção ás condições dos produtos que contribui para a TAER. Acontece muitas vezes o seguro vida ter coberturas diferentes nos variados bancos. Logo se a cobertura é mais baixa, o preço também é, mas estamos a comparar coisas diferentes. Nestas situações peça as simulações com as mesmas coberturas!
Depois de analisares todos estes factores, vai negociar com vários bancos e vê qual te dá as melhores condições.
Relacionado: CRÉDITO HABITAÇÃO – UMA EQUIPA DE PROFISSIONAIS A TRABALHAR PARA SI!


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço