Quem "paga" a comissão de mediação imobiliária?

25 de Outubro, 2018 | por CFinanceiro

Quem “paga” a comissão de mediação imobiliária? Como é óbvio é quase sempre o comprador que paga a comissão de mediação imobiliária!
Normalmente é “camuflada” no preço de venda do imóvel, acrescida ao valor acordado entre o vendedor e o mediador.
Quando o cliente comprador se desloca a uma imobiliária, a mesma vai procurar dentro da sua carteira um imóvel que se adequo ao que o cliente pretende, imóveis esses com preços definidos tendo já em conta a comissão de mediação imobiliária. Portanto quem vai acabar por pagar é o cliente comprador, incluída no preço de venda.

Leia Também: 10 razões para a venda de imóveis através do proprietário não resultar

Em alternativa, o que nos parece mais eficiente para todos é o cliente comprador definir com a imobiliária um determinado valor, que será pago pelo cliente comprador caso a imobiliária encontre um imóvel que se adequo “verdadeiramente” ás necessidades do cliente. Ou seja desta forma a imobiliária poderá procurar também imóveis fora da sua carteira de imóveis, sabendo que vai ser “recompensada” da mesma forma desde que o imóvel seja do agrado do cliente, sem ter de lho “impingir”! Em algumas situações a solução está mesmo na carteira da imobiliária, nesses casos a comissão pode ser “dividida” entre o cliente e o vendedor. Sem dúvida esta parece nos a forma mais eficiente não só para o cliente comprador como para todos os envolvidos.

Leia Também: E quando há um divórcio, o que se faz com a casa?

Após conversar com várias pessoas ligadas a imobiliárias, percebi que maioria dos clientes não partilha da minha opinião, penso que será pelo facto de desconhecerem que de uma forma ou de outra são sempre eles que pagam a comissão de mediação imobiliária! Esperamos ter ajudado a esclarecer esta situação.
Deixe nos a sua opinião em relação a este tema.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

3491 Visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço