Quem é o Bankinter que comprou o Barclays?

Escrito por Conselhos do Consultor

21.10.15

}
1 min de leitura
O Bankinter, fez 50 anos em 2015. Foi criado pelo Santander e pelo Bank of America. Esteve envolto em vários rumores de aquisições, como ser alvo de uma OPA pelo Barclays. Não aconteceu. Esteve na corrida pelo Barclays em Espanha. Não ganhou. Agora, comprou retalho do Barclays em Portugal.
Conta com 4.185 funcionários. 51% são mulheres, 49% homens. Estão distribuídos por 526 agências.
Tem, agora, o capital disperso em bolsa e não tem ligação directa aos fundadores. Mas há ainda uma presença. O principal accionista é Jaime Botín, através da sua empresa Cartival, com 22,78% do capital. Era irmão de Emilio, o antigo presidente do Santander, que faleceu no ano passado. De resto, o capital é disperso por investidores com participações mais pequenas, como por exemplo fundos norte-americanos.
O banco reforça, ao longo dos documentos oficiais de apresentações de contas, que os testes de stress que foram realizados na banca europeia “colocaram o Bankinter como o melhor banco cotado em Espanha”.
O Bankinter vale, ao preço de fecho de mercado, 5,9 mil milhões de euros. Uma capitalização bolsista distante dos pares presentes em Portugal: o BBVA vale quase 10 vezes mais, com 50 mil milhões de euros, o Santander ainda mais, com 76 mil milhões. O valor de mercado do Bankinter é superior ao da EDP Renováveis e também à soma das capitalizações do BCP e do BPI.

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *