Prendas de Natal – Ideias e Dicas para Poupar

2 de Dezembro, 2020 | por Cláudia Oliveira

Sem ideias para o Natal? Não quer gastar muito nas prendas? Então siga as nossas dicas para poupar e as nossas sugestões de prendas.

A altura do Natal é sempre uma época de muito consumismo. Este ano, com o atual contexto pandémico e económico, que tal optar por gastar menos nas prendas e ser mais criativo no que vai oferecer? Para o ajudar, reunimos algumas ideias menos convencionais e dicas importantes para conseguir poupar.

Dicas para Poupar

1.Ofereça Prendas em Conjunto

E que tal juntar-se a algum amigo ou familiar para presentear alguém? Se tem irmãos, junte-se a eles para presentear os seus pais, por exemplo. Esta é uma dica vantajosa para todos.

2.Faça Sorteios ou “Amigo Secreto”

Conceitos como o “Amigo Secreto” são frequentes em empresas e grupos de amigos. A ideia é realizar um sorteio e atribuir a cada pessoa um único amigo secreto. Assim, só tem que comprar uma prenda.

A nossa sugestão é que aplique esta ideia também na sua família.

3.Defina um valor máximo para as prendas

Estabeleça em família ou entre os amigos um valor máximo para as prendas que vão trocar. Assim, todos devem respeitar esse valor e evitam gastar muito dinheiro em prendas.

4.Abdique de receber para não ter que dar

Caso não queira gastar em prendas, que tal informar as pessoas que não quer receber mas que também não vai oferecer? É mais do que justo tomar esta decisão. Para além disso, se for casado, por exemplo, podem abdicar os dois das prendas para poupar esse dinheiro para umas férias, por exemplo.

5.Outras dicas para quando for comprar

Decidiu que vai comprar algumas prendas? Então preste atenção a estas dicas:

  • Liste tudo o que precisa comprar – as listas são a regra de ouro para poupar em tudo. Liste todas as pessoas a quem vai oferecer e defina o que vai comprar para cada um;
  • Defina um orçamento – agora que já tem a lista, defina quanto é que pode gastar no total e depois distribua esse valor pelas diferentes prendas. Defina um limite modesto pois não estará a investir em necessidades prioritárias. E não gaste o subsídio de Natal todo, aproveite para rechear a sua conta-poupança;
  • Compre com antecedência – evite comprar nos dias antes do Natal e à pressa. Acabará por gastar mais dinheiro pois não terá tempo para comparar os preços entre as diferentes lojas;
  • Aproveite as promoções – agora que já sabe o que precisa comprar, vá comparando os preços dos produtos. Muitas pessoas aproveitam para comprar as prendas na época do Black Friday ou da Cyber Monday mas há lojas que fazem outras promoções ocasionais durante o mês de Novembro e Dezembro;
  • Compre tudo no mesmo dia (ou tente) – se fizer as suas compras nas lojas físicas, tente comprar tudo no mesmo dia para evitar gastos com as deslocações. Para além disso, ao comprar tudo ao mesmo tempo, fica mais consciente do valor que está a gastar. Isso pode levá-lo a fazer alguns ajustes positivos nas suas compras;
  • Opte por comprar online – assim, para além de evitar o gasto em deslocações, ainda consegue comparar mais facilmente os preços entre as diferentes lojas;
  • Reutilize papel de embrulho ou sacos – para além de ser bom para a sua carteira, ainda é melhor para o ambiente. Pode ainda ser criativo e embrulhar as prendas com papel de jornal ou de revistas.

_

Leia também: 9 Truques para Poupar Dinheiro em Roupa

IDEIAS DE PRENDAS DE NATAL

Agora que já conhece as nossas dicas para poupar, deixamos também algumas ideias de prendas para o ajudar. Lembre-se: se tiver que comprar e gastar, invista em prendas úteis ou com maior valor simbólico.

1.Vales de Oferta de “Tempo”

O “tempo” é cada vez mais um bem precioso. Que tal oferecer o seu tempo em voucher? A ideia não é criar um voucher de x horas de oferta mas sim pensar em alguma atividade e oferecê-la em voucher. Por exemplo: piquenique, passeio a dois, um jantar especial ou uma sessão de cinema em casa, um passeio de bicicleta, etc.

Voucher Oferta Tempo - Conselhos do Consultor

2.Inscrições em Cursos, Formações ou Palestras

É cada vez mais frequente encontrarem-se vouchers de oferta para cursos, workshops, formações, eventos, etc. Ao fazê-lo, estará a investir no desenvolvimento profissional da pessoa que quer presentear.

Mesmo que a escola ou o curso que tem interesse não tenha um voucher, tente contactar a escola ou instituição e sugerir a inscrição em nome de outra pessoa. Depois, crie você mesmo o voucher e ofereça.

3.Teatro, Concertos ou Experiências

Ofereça bilhetes para espetáculos ou experiências. Pode comprar bilhetes para teatro, cinema, concertos, festivais, exposições e até visitas guiadas. Existem várias plataformas online onde pode comprar: Ticketline, Fnac, Bol, Worten.

No site da Odisseias ou da Lifecooler encontra várias opções de experiências para oferecer. Pode aproveitar para oferecer uma experiência em família, juntando todas as prendas numa única.

4.Prendas Solidárias

Que tal optar por comprar e ajudar alguma associação? Existem várias associações com produtos ou vouchers de oferta. Assim, une o útil ao agradável: compra a sua prenda e ainda ajuda. Deixamos alguns exemplos:

Unicef

A Unicef tem em vigor a campanha “Presentes para a Vida”. Pode consultar no portal presentesparaavida.unicef.pt os diferentes presentes que pode comprar: kits de escola ou de roupa de inverno, biscoitos de alto teor proteico, barras de sabão e até material de proteção para as equipas médicas locais.

Depois de escolher o produto que quer comprar, poderá personalizar um postal para oferecer a alguém. Assim, irá presentear a pessoa com um donativo em nome dela.

Unicef: Presentes para a Vida

Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho criou a Lojinha da ONV onde disponibiliza vários produtos para venda a preços acessíveis. Para crianças, por exemplo, existem alguns livros de atividades.

Loja ONV

Make a Wish

A Make a Wish disponibiliza na sua Montra Solidária os “Gift-A-Wish” digitais que são donativos em nome da pessoa que quer presentear. Para além da opção digital, a associação também oferece a opção de comprar os vouchers físicos e recebê-los em casa.

Make a Wish

Agendas e Calendários Solidários

São várias as associações que disponibilizam nesta altura agendas e calendários para 2021. Alguns exemplos:

Estes são apenas alguns exemplos mas existem várias associações que vendem produtos solidários: Médicos do Mundo, AMI, Helpo, Leigos para o Desenvolvimento, Ergue-te, Fundação Rui Osório de Castro, Tree-nation.

Para além disso, se tiver alguma associação que queira ajudar que não venda qualquer produto ou voucher, pode sempre fazer um simples donativo monetário em nome da pessoa que quer presentear e depois cria você mesmo o voucher em casa.

_

Leia também: Donativos – Se ajudou, aproveite os Benefícios Fiscais.

5.Faça você mesmo

Tem jeito para o artesanato, costura, pintura ou até para a cozinha? Então pode optar por fazer você mesmo as prendas que vai oferecer: pinturas, compotas, bolachas, objetos de decoração, bijuteria, roupas bordadas, etc.

Para além de poupar algum dinheiro, ainda oferece um prenda personalizada e com maior valor simbólico pois é feita por si.

_

Leia também: Ganhe um dinheiro extra a partir de casa

Prendas de Natal – Organize-se, seja criativo e poupe!

Agora que já conhece as nossas dicas e ideias, organize-se com tempo e defina o que irá comprar. Evite ceder ao consumismo da época natalícia e opte por poupar o seu dinheiro, gastando o menos possível e investindo em prendas realmente úteis.

_

Leia também: Natal 2020 – Trocas de Natal com Prazo Alargado


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!