5 dicas para poupar na cozinha

14 de Março, 2016 | por CFinanceiro

Poupar na Cozinha – Chegou o momento de olhar com outros olhos para a sua cozinha. Não são questões de limpeza que estão em cima da mesa. São de poupança, poupar na cozinha.

Para perceber se pode poupar na cozinha basta fazer algumas questões. Estará a gerir corretamente o que se passa à sua volta para que não ter gastos desnecessários? Tem torneiras que pingam? Tem consumos muito intensivos e já não tem margem de manobra para reduzir? Usa lâmpadas economizadoras? Faz lista de compras?
Vamos por partes, para que possa refletir com calma na sua gestão caseira. Até porque as despesas numa cozinha não se resumem apenas à compra de produtos e de bens alimentares.

1-Fatura da Água

A fatura da água poderá indicar o seu gasto anual. Se, sem razão aparente, o valor aumento é melhor verificar as torneiras de casa.
Por vezes, e porque pensamos que o canalizador vai levar muito dinheiro, deixamos a torneira da cozinha pingar meses e meses a fio. Puro engano. Descuido que lhe vai ser muito mais caro, todos os meses, na fatura.
Dados da EPAL avançam que uma torneira a pingar pode representar cerca de seis mil litros anuais de desperdício. Além da despesa, está a contribuir para a escassez de um bem sem o qual não conseguimos sobreviver.

2- Ajuste o tarifário às necessidades

Famílias numerosas são sinónimo de roupa suja redobrada. A máquina de lavar roupa está sempre às voltas.
Os valores de eletricidade e de água disparam. Aproveite para pesquisar na Internet, ou informe-se junto dos operadores no mercado, quais as hipóteses de poupança que tem. Pode também fazer uma simulação no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, também disponibiliza um simulador.
Pode também tirar partido da tarifa bi-horária. Nesta modalidade, o preço da eletricidade (noites e fins de semana) é mais barato do que nas horas consideradas cheias.

3- Lâmpadas que poupam

Poupar é uma das palavras que mais gostamos de pôr em prática, embora seja tão difícil face às despesas que temos todos os meses. Mas há dicas que podem ajudar e muito.
Evite as lâmpadas incandescentes. Sim, são mais baratas, mas também têm um consumo elétrico muito superior, porque deixam sair mais calor. As lâmpadas LED, fluorescente e de halogéneo são as mais económicas.
Se tem por hábito usar aquecedores em casa, certifique-se que são também de baixo consumo energético. Outra forma de poupar na cozinha e em toda a casa é calafetar as janelas e portas. Assim evita a saída de ar quente e a entrada de ar frio.

4- Lista de compra que vale euros

Todas as semanas ou meses, mediante a sua opção, faça uma lista de compras. No final do ano, este simples gesto poderá ser significativo, uma vez que vai passar a comprar apenas o que realmente precisa para o seu lar.
Não tem que se privar de nada, apenas fazer um ajuste às necessidades reais da sua dispensa. O artigo “7 Dicas para poupar na alimentação” pode dar-lhe ainda mais dicas e sugestões.
Aproveite promoções e os simuladores existentes na Internet, nomeadamente os da Deco, para saber onde pode comprar a preços mais reduzidos.

5- No gás também se pode poupar na cozinha

A pressa, já diz o velho ditado, é inimiga da perfeição. Por vezes, queremos fazer as refeições rapidamente que nos esquecemos de apropriar a dimensão da panela ao tamanho do bico. O que acontece? Desperdício de gás, aumento dos valores da fatura. Sempre que possível escolha bocas mais pequenas, porque consomem menos gás.
Outra dica é tapar os tachos e panelas enquanto está a cozinhar. Sabia que sem tampa gasta mais quatros vezes energia?!
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, através do seu simulador, permite saber qual o valor anual da sua fatura. Escolha o tarifário de gás que mais se ajusta aos seus gastos.
Se tem filhos, não os deixe estar toda a vida de baixo do chuveiro. São peritos nisso. Sempre que possível desligue a torneira, não só está a poupar luz, como gás. Muitos são os lares portugueses que ainda usam botijas, se é o seu caso opte por ver as promoções na sua área de residência.
Há pequenos gestos que nos ajudam a poupar ao fim do mês e, consequentemente, no final do ano. Invista algum tempo a ver as melhores soluções que se ajustam ao seu agregado, porque no final só terá razões para sorrir.
Esperamos que o artigo “5 dicas para poupar na cozinha” lhe seja útil, deixe o seu cometário se tiver alguma dúvida ou sugestão.
Quer receber 3 dicas de poupança todas as semanas? Subscreva já a nossa Newsletter para receber as dicas de poupança no seu email!
 


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

4 respostas a “5 dicas para poupar na cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!