7 dicas para poupar na alimentação

14 de Março, 2016 | por CFinanceiro

Poupar na alimentação – Abrimos a caixa de correio há publicidade de supermercados e de hipermercados. Ligamos a televisão e mil e um anúncios de produtos entram-nos pelos olhos. Na internet, “chovem” promoções”. Na rua, há outdoors e mupis… Socorro!!!

A palavra de ordem é: Calma! Já pensou no bem que toda esta informação pode fazer pela sua vida? O mais importante é saber filtrar e decidir o que realmente quer e precisa para o seu dia-a-dia. Feita a ponderação, comece a pensar na melhor forma de poupar na alimentação, sem sentir que está a ser bombardeado por todos os lado.
Certamente, no início ou, mesmo, durante o ano, planeia as suas férias. Se planeia este momento importante porque não passa também a gerir o que realmente precisa na sua dispensa. Se o fizer, acredite que vai arranjar mais uns trocos para aquele destino que quer a todo o custo conhecer.
Lembre-se que há dicas de ouro quando chega o momento de poupar na alimentação. Vamos ajudá-lo a centrar-se em ideias chave. Depois só tem de pôr em prática.
Planeie o menu semanal
Durante o fim de semana, habitue-se a planear o menu semanal. Foque-se no quer fazer para cada dia que se aproxima e faça uma lista de compras. Se o fizer, quando chegar o momento da aquisição, não vai andar às voltas com o carrinho ou cesto a pensar nas refeições que tem pela frente. O tempo de indecisão no interior do supermercado significa mais gastos desnecessários. Outra regra é nunca ir às compras com fome, porque vai querer tudo e mais alguma coisa.
Estipule quanto quer gastar
Se planeou a semana em casa e, de alguma forma, tem descontos em mente faça um cálculo de quanto poderá gastar. Assim que entrar na porta do supermercado já sabe o gasto que tem pela frente, quer sejam compras semanais ou mensais. Lógico que não será uma conta certa, mas quem sabe se ainda não fica por menos… Além da lista de compras passe a andar com o telemóvel nas mãos, usando a calculadora. Nada de ter vergonha, o dinheiro é seu e só você sabe até onde pode ir.
Use descontos com inteligência
Os descontos são ótimos e uma grande ajuda no orçamento das famílias, mas não compre só porque está em promoção. Corre o risco de acumular em casa produtos e bens alimentar que não necessita. Antes de seguir para o supermercado veja na Internet as promoções, porque a maioria das superfícies disponibilizam online, as que interessam. Depois é ir direto a secção.
Artigo Relacionado:  5 DICAS PARA POUPAR NA COZINHA
Qual o supermercado mais barato?
Até para esta pergunta há resposta! A Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, disponibiliza na sua página um simulador a partir do qual fica a saber a loja que pratica preços mais baixos, tendo em conta o cabaz que escolheu. Só tem de indicar o distrito, seguido de concelho (opcional). Pode adicionar nove categorias. Os dados surgem à medida que seleciona elementos. Também pode incluir as lojas online visitadas.
Evite levar crianças
Por vezes, não há outra solução se não levar os mais novos consigo. No entanto, sempre que conseguir opte por os deixar com alguém ou faça as compras durante o período de aulas dos seus filhos, como, por exemplo, à hora de almoço. Sempre que os leva, especialmente se forem irrequietos, é momento de stress porque não consegue fazer as compras descansado. E para evitar birras, por vezes, acaba por ceder e comprar produtos que não estavam programados. As filas dos brinquedos devem ser evitadas, mesmo!
 
Despensa arrumada, lista necessária
Tem a sua despensa arrumada? Desculpe a pergunta, mas é apenas para uma melhor gestão da lista de compras que está a preparar. Quantas vezes, compramos produtos e bens alimentares sem necessidade? Tantas e tantas vezes. No momento da arrumação das compras, dizemos: “afinal tinha”. Se tiver a despensa organizada por mercearia, produtos lácteos, higiene pessoal, limpeza caseira, bebidas, entre outros, será mais fácil definir o que realmente precisa, atém de não deixar passar a validade.
 
Mãos na cozinha
Aproveite o fim de semana, junto dos seus, para fazer aqueles miminhos que sabem tão bem comer ao longo da semana. Faça bolos, bolachas, pão, iogurtes… Sabemos que é mais fácil ir às compras, mas acredite que também lhe vai pesar menos na carteira. Biscoitinhos feitos em casa são bem mais baratos dos que há no supermercado.
São sete as dicas que lhe deixamos, provavelmente tem outras sete que já fazem parte da sua gestão. Juntas podem fazer milagres no momento de poupar na alimentação.
Esperamos que o artigo “7 dicas para poupar na alimentação ” lhe seja útil, deixe o seu comentário se tiver alguma dúvida ou sugestão.
Quer receber 3 dicas de poupança todas as semanas? Subscreva já a nossa Newsletter para receber as dicas de poupança no seu email!


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

3 respostas a “7 dicas para poupar na alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço