O que significa Euribor

1 de Maio, 2014 | por CFinanceiro


 
Euribor é a junção das palavras Euro Interbank Offered Rate. As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros por cerca 25/40 bancos proeminentes europeus (o painel de Bancos). Para a determinação das taxas Euribor são excluídos 15 por cento tanto das percentagens mais altas como das percentagens mais baixas relatadas. Todos os dias úteis, às 11:00 horas Hora Central Europeia, as taxas de juro Euribor são divulgadas e transmitidas a todas as partes participantes e imprensa.

Quando se fala da Euribor, costuma-se muitas vezes dizer A taxa Euribor, como se existisse uma taxa de Euribor. No entanto isto não está correcto: em total existem 8 taxas de juros Euribor todas elas com um prazo diferente.

Desde quando existe a Euribor?

A Euribor existe desde 1999, o ano em que o Euro foi introduzido. Antes dessa época também já se publicava diariamente uma taxa semelhante chamada Aibor. Para além desta taxa, também existiam em vários países taxas de juros locais, como a PIBOR na França e a Fibor na Alemanha. 

O que determina o nível das taxas Euribor?

O nível das taxas de juros Euribor é, em primeiro lugar, obviamente determinado pelo volume de oferta e procura. Afinal de contas, trata-se de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes. No entanto existem uns factores externos que influenciam em grande medida o nível da taxa de juro Euribor. Um destes factores são as circunstâncias económicas, como por exemplo, o crescimento económico e o nível da inflação. 

Porque é seguida com tanta atenção a Euribor?

A taxa Euribor é considerada como a taxa de base para vários produtos de taxas de juros (derivados), como por exemplo, futuros de taxas de juros, swap de taxas de juros e contratos de garantias de taxas. A Euribor também é bastante utilizada como taxa de referência em empréstimos hipotecários e contaspoupança. Até existem empréstimos hipotecários em que a taxa de juros é composta por uma taxa Euribor e acrescida de um suplemento fixo. 

Quais são os bancos europeus que fazem parte do painel?

O painel de Bancos que determina as taxas Euribor é composto por bancos com uma notação de solvabilidade extremamente boa. A escolha dos bancos, que são solicitados a proporcionar os seus dados para a determinação da Euribor, é controlada por uma comissão directora da Federação de Bancos Europeus.

Euribor e LIBOR

As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros. LIBOR é a taxa média interbancária contra a qual um grupo representativo de bancos se propõe efectuar empréstimos mutuamente no mercado monetário de Londres. Quanto a Euribor são para LIBOR vários períodos de duração diferentes, de overnight a 12 meses. A maior diferença é que LIBOR aplica-se a moedas diferentes (incluindo dólar americano, livre sterling britannique e euro europeu).
Fonte: euribor-rates.eu


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço