O que é poupança?

25 de Julho, 2016 | por CFinanceiro

o que é a poupança

Definição de Poupança

Poupança é ato de guardar dinheiro, isto é, preservar aquilo que ganhamos, ou recebemos, para, mais tarde, utilizarmos da maneira que entendermos. Enquanto não utilizamos esses recursos de forma imediata, significa que o preservamos em nosso poder.
Nos tempos que correm, com a situação financeira que o país atravessa, ganha vantagem quem for mais esperto, quem souber utilizar o que ganha numa forma de rendimento para o futuro. De que serve esbanjar instantaneamente o que (muito ou pouco) ganhamos, se isso não nos trará estabilidade para o futuro?
A vida é feita de contratempos e se não tivermos algum suporte financeiro capaz de os suportar, viveremos constantemente com dificuldades em ultrapassar esses obstáculos.
Tendo isto em mente, procuramos solucionar estas questões com algumas dicas para melhor poupar:
1. O Mealheiro
Quem nunca ouviu falar do “Porquinho Mealheiro”. É, sem dúvida, o primeiro passo para poupar dinheiro.
Em vez de ignorar aquelas moedas que deixamos nos bolsos ou na carteira no final do dia, nada melhor do que guardá-los num mealheiro para, mais tarde utilizar em algo realmente útil. Por exemplo, juntando 30 cêntimos por dia, ao fim de um mês dá perto de 6 euros e ao fim de um ano cerca de 70 euros.
2. Determine um valor para guardar mensalmente
Indo em conta ao ponto número 1, se tiver hipótese, estabeleça um valor mensalmente e coloque-o numa conta poupança. Para além de não usar esse dinheiro, poderá ser utilizado como um bom investimento para o futuro.
3. Aponte tudo o que gastar
Esta é uma das dicas mais simples, mas que, ao mesmo tempo, pode ser fundamental.
Se anotarmos tudo aquilo que gastamos mensalmente ou, mais profundamente, durante o dia-a-dia, conseguiremos, a curto ou médio prazo, controlar todas as despesas, percebendo aquilo em que gastamos mais e onde poderemos cortar para evitar certas despesas excessivas.
4. Pense duas vezes antes de gastar
Maior parte das vezes, a melhor compra não é aquela que o faz por capricho ou o satisfaz no momento, mas sim, aquela que desfrutará a longo prazo. Tenha sempre em mente se realmente precisa daquilo que está a comprar.
5. Lista de compras
Ao levar uma lista bem estruturada com tudo aquilo que necessita, poupará mais tempo mas, acima de tudo, conseguirá manter-se mais facilmente dentro do orçamento destinado, não entrando em despesas desnecessárias. Por exemplo, utilize o tempo que ganhará, para comparar marcas e preços, nunca esquecendo que uma boa forma de poupar é aproveitar os cupões de desconto, muitas vezes fornecidos pelos estabelecimentos.
6. Evite desperdiçar comida
Reaproveite as sobras do almoço ou jantar para a refeição seguinte. É desnecessário estar sempre a cozinhar refeições novas. Reutilize o que sobrou, juntando alguns ingredientes, conseguindo até confecionar novos pratos. Tudo depende da sua criatividade. Vai ver que até lhe saberá melhor.
7. Coma menos vezes fora
Pode não parecer, mas muitas vezes aqueles dois ou três euros que gasta diariamente a tomar o pequeno-almoço ou lanche fora faz uma enorme diferença ao fim do mês.
Aquilo que compra num supermercado consome pelo dobro do preço num café ou restaurante. Opte por comer em casa ou, até mesmo, leve a sua própria comida caseira.
Para além de poupar, poderá levar uma alimentação mais saudável, controlando pessoalmente aquilo que come. Nada melhor do que juntar o útil ao agradável.
8. Faça férias cá dentro
Como se costuma dizer, o que é nacional é bom, e este é um belo exemplo disto. Vivemos num país belíssimo, com uma enorme oferta em termos turísticos, onde não faltam atrações capazes de satisfazer todos os gostos. Considerando a relação qualidade-preço, poderá usufruir dumas belas férias, sempre precisar de entrar em gastos excessivos.
Para além disto, aproveite e contacte os seus amigos, certamente muitos lhe oferecerão casa e assim poderá conhecer muitos lugares sem precisar de pagar estadia. É uma excelente forma de poupança em férias.
Como é óbvio, sabemos que nem sempre é possível poupar de todas as formas, mas esperamos que com estas dicas consiga fazer um bom pé-de-meia e que seja capaz de o utilizar da melhor maneira, usufruindo posteriormente do seu próprio esforço, esperançando por um futuro risonho.
Esperamos que o artigo “O que é poupança?” lhe seja útil, deixe o seu comentário se tiver alguma dúvida ou sugestão.
Quer receber 3 Dicas de poupança todas as semanas? Subscreva já a nossa Newsletter para receber as dicas de poupança no seu email!


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!