Já sabe quanto vai pagar de IMI em 2021?

16 de Fevereiro, 2021 | por Cláudia Oliveira

IMI 2021

Se é proprietário de um imóvel ou terreno, sabe que todos anos tem de pagar o IMI. Este ano, mais de um quarto dos municípios baixou a taxa deste imposto. Descubra quanto é que vai pagar em 2021.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é atualizado anualmente conforme a decisão das diferentes autarquias. Para este ano de 2021, os proprietários com imóveis em 84 concelhos do país vão pagar menos de IMI comparativamente a 2020. Descubra neste artigo qual a taxa de IMI que o seu município decidiu aplicar e entenda como pode baixar o valor que paga.

Qual é a Taxa de IMI de cada Município?

O município onde se insere o seu imóvel ou terreno, teve que comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a taxa de IMI de 2020, a cobrar em 2021. O imposto incide sobre os prédios urbanos e rústicos. No caso dos prédios urbanos, a taxa varia entre 0,30% e 0,45%. Já no caso dos prédios rústicos, a taxa fica pelos 0,80%. Em alguns casos especiais, a taxa máxima a cobrar pode chegar aos 0,50%.

Assim, para conhecer a taxa aplicada ao seu município, deve consultar no Portal das Finanças as Taxas IMI por Município. Para saber quanto vai pagar de IMI em 2021, deve selecionar o ano “2020” e depois indicar o “Distrito”. De seguida, aparecem todas as taxas por cada município do distrito. Deixamos a seguir o exemplo das taxas aplicadas ao distrito de Braga:

IMI 2020 Braga

Segundo a análise feita pelo Jornal de Notícias, que cobre 96% dos municípios, “apenas oito vão aplicar o valor máximo de 0,45%. Neste lote incluem-se assim os concelhos de Alandroal, Caminha, Cartaxo, Mafra, Nazaré, Nordeste, Vila Franca do Campo e Vila Nova de Poiares”.

Como funciona o “IMI Familiar”?

Desde 2015 que os municípios podem decidir atribuir um benefício fiscal às famílias com filhos em forma de dedução fixa no valor final do imposto. Contudo, o imóvel deve ser residência própria e permanente. Consulte o nosso artigo sobre IMI Familiar para saber se reúne todos os requisitos para beneficiar do desconto.

Se o seu município for um desses casos mais “generosos”, então essa dedução vai também aparecer na tabela das Taxas IMI por Município no Portal das Finanças. Para isso, deve então consultar a coluna “Dedução fixa por agregado familiar” e expandir o campo “+info” (quando aplicável).

_

Leia também: Com dificuldades em pagar a renda? Recorra ao Regime Excecional de Apoio

Como se calcula o IMI?

O IMI não é mais do que a taxa que incide sobre o chamado Valor Patrimonial Tributário (VPT) de um imóvel, valor este que é calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Assim, as finanças calculam o IMI com base na seguinte fórmula:

IMI = Valor Patrimonial Tributário (VPT) x Taxa aplicável

Vamos então perceber como se chegam aos coeficientes da fórmula:

1) VALOR PATRIMONIAL TRIBUTÁRIO – VPT

O VPT resulta da seguinte expressão:

Vt = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv
em que:
Vt = valor patrimonial tributário
Vc = valor base dos prédios edificados
A = área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação
Ca = coeficiente de afectação
Cl = coeficiente de localização
Cq = coeficiente de qualidade e conforto
Cv = coeficiente de vetustez

*Para perceber como são determinados, clique em cada um dos elementos para obter detalhadamente a informação que consta no código CIMI.

Para conhecer o VPT do seu imóvel, basta consultar a Caderneta Predial no Portal das Finanças.

2) TAXA APLICÁVEL

A taxa aplicável é aquela que é definida pelo município onde se localiza o imóvel e normalmente varia entre 0.3% e 0.45%, tal como já explicámos acima.

Exemplo Prático

VPT do Imóvel: 200.000 euros (situado em Amares, Braga)

Taxa de IMI 2021 (relativa a 2020): 0.30%

Cálculo do IMI: 200.000 euros x 0.3% = 600 euros

Nota: neste cálculo pode ainda ser incluída a dedução por agregado familiar, dependendo da situação do proprietário e do município.

É possível baixar o valor do IMI a pagar?

Sim, mas para isso terá de pedir a reavaliação do IMI junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Contudo, antes de o fazer, é essencial que perceba como é que a AT atualiza o VPT (Valor Patrimonial Tributário).

De forma resumida, a atualização do VPT é feita de três em três meses “por aplicação do coeficiente de desvalorização da moeda correspondente ao ano da última avaliação ou atualização”. Contudo, nessa atualização, não são abrangidos, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização e estes podem ser os elementos que baixam o valor da casa. É por essa razão que a reavaliação pode ser uma boa opção para baixar o valor da casa.

Consulte o nosso artigo “Reavaliação de IMI – Descubra se pode baixar o valor que paga.” para perceber em detalhe como funciona a reavaliação e os cuidados que deve ter.

Por fim, não se esqueça de simular antes de avançar com o pedido oficial de reavaliação. O nosso conselho é que recorra ao Simulador da DECO – Pague menos de IMI.

IMI 2021 – Fique atento às datas de pagamento!

Agora que já sabe a taxa de IMI do seu município para este ano, não se esqueça de respeitar os prazos de pagamento. Até ao final de abril, as finanças enviam a nota de cobrança do IMI.

O IMI pode ser pago na totalidade ou em prestações. Se o valor for até 100 euros, então deve ser pago na totalidade em maio. Entre 100 e 500 euros, o pagamento pode ser feito em duas prestações, em maio e novembro. Por fim, a partir de 500 euros, o pagamento é em três prestações: maio, agosto e novembro.

_

Leia também: IRS 2021 – Descubra se o seu município lhe dá algum desconto!

 


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

2755 Visualizações

 

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!