IRS, o município onde vive oferece desconto?

26 de Março, 2019 | por CFinanceiro

IRS município – Sabe se o município onde vive lhe oferece algum desconto no IRS?

IRS município – A entrega da declaração de IRS começa no dia 1 de abril, e estende-se até 30 de junho.

Os municípios têm a possibilidade de devolver parte do IRS cobrado aos seus munícipes. Verifique aqui na lista da Autoridade Tributária e descubra se o município onde vive lhe oferece algum desconto com esta mais-valia.
Os municípios têm direito a ficar com 5% da coleta líquida dos seus cidadãos. podem no entanto prescindir dessa mesma taxa, ou parte dela, brindando assim os seus cidadãos com este benefício.

Saber qual é a poupança

Se a percentagem indicada na lista for “0%”, é porque a câmara municipal vai devolver a totalidade do valor. Se for “5%” é porque vai ficar com a totalidade da percentagem. Se estiver qualquer número entre “0%” e “5%”, essa é a percentagem com que a câmara municipal vai ficar, pelo que vai devolver o restante aos seus cidadãos.

Para saber quanto é que a taxa de participação do IRS pode representar na fatura do imposto, basta  verifiquar aqui na lista qual a taxa de que o município prescinde e multiplicá-la pela coleta líquida de IRS. Use o simulador de IRS 2018. É bastante simples basta descarregar o ficheiro e seguir as instruções.
Exemplo: um habitante de Abrantes, que tenha de pagar 1.000 euros de IRS, então terá um desconto de 5 euros na fatura fiscal (1.000 euros x 4,5%), que é a parte que o município prescinde (diferença entre 5% e 4,5%). É importante sublinhar que, a devolução municipal de IRS só tem lugar se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal.( 1 de abril a 30 de junho)

Simulador de IRS 2018: Vai receber ou pagar em 2019?

Fique já a saber se vai pagar ou receber do IRS em 2019. Use o simulador de IRS 2018. É bastante simples basta descarregar o ficheiro e seguir as instruções.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

3593 Visualizações

5 respostas a “IRS, o município onde vive oferece desconto?

  1. “um desconto de 5 euros na fatura fiscal (1.000 euros x 4,5%).”
    não entendi as contas.
    e também nao entendi se é necessário preencher alguma coisa na declaração, ou se isto é tudo automático.
    Por exemplo, se o municipio fica com 3%, e devolve 2%, os contribuintes têm que submeter algo para ter 2% de desconto?…
    obg

    1. De facto não estava muito claro, acrescentamos o seguinte:
      “…que é a parte que o município prescinde (diferença entre 5% e 4,5%)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço