Fundo de Garantia de Depósitos – Como funciona?

O Fundo de Garantia de Depósitos é o mecanismo que salvaguarda o reembolso do seu dinheiro em caso de colapso de uma instituição financeira.

O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até 100 mil euros por titular e instituição. Isto significa que se tiver, por exemplo, 150 mil euros numa conta num banco onde é único titular apenas terá direito ao reembolso de 100 mil euros. Mas se tiver os 150 mil euros divididos em contas de dois bancos diferentes (75 mil euros em cada um) conseguirá receber a totalidade do montante. Se a conta tiver mais que um titular são assegurados 100 mil euros por cada um.

Relacionada: Banif – Os depósitos estão em risco?

Se tiver 200.000 euros numa conta e existirem dois titulares, ambos têm direito a receber 100.000 euros cada. Os 100 mil euros de reembolso são garantidos por depositante e por instituição. Assim sendo, os 200 mil euros desta conta com dois titulares teria o reembolso na totalidade assegurado. Estão previstos prazos para o reembolso, que se procedem de forma faseada. Desta forma, num primeiro momento, até um prazo máximo de sete dias, é paga uma parcela até 10 mil euros. O remanescente é pago até ao prazo máximo de 20 dias.

Mais informação prática sobre o Fundo de Garantia de Depósitos pode ser encontrada no site da instituição: aqui.

Fonte: Observador.pt

One thought on “Fundo de Garantia de Depósitos – Como funciona?”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.