Formas para acabar com as despesas de manutenção de conta

As despesas de manutenção de conta andam a dar-lhe voltas à cabeça?

Vamos dar aqui umas dicas para acabar com as despesas de manutenção de conta e poupar algum dinheiro todos os meses.

Contas sem despesas de manutenção

Existem contas sem despesas de manutenção em praticamente todos os bancos, estas contas chamam-se contas de serviços mínimos, estão previstas na lei e são obrigatórias em todos os bancos, terá de se deslocar ao seu banco e pedir.

No entanto é necessário cumprir alguns requisitos, por exemplo não pode ter mais nenhuma conta aberta em mais nenhum banco, por serem contas de serviços mínimos estas contas incluem menos funcionalidades que as normais.

Atenção que a conversão para esta conta pode incorrer num aumento de outras despesas, nomeadamente se tiver um crédito habitação, o banco pode rever o seu spread ( concerteza para cima ) e isso pode traduzir-se num aumento na prestação.

De salientar que se o cliente for uma pessoa incapacitada ou com mais de 65 anos, a conta pode ter um segundo titular com contas noutros bancos.

Bancos online

São cada vez menos considerados “ bancos online” uma vez que já prestam serviços com muitos produtos e por na maioria já terem algumas agências abertas, mas estão cada vez mais na moda e em quase todos o cliente está isento de despesas de manutenção de conta independentemente se vai ou não adquirir produtos do banco, alguns até isentam os cartões multibanco apenas tendo uma conta aberta.

Domiciliação de ordenado

É uma boa opção em alguns bancos, no entanto já o foi mais, muitos bancos acabaram com elas ou incluíram uma comissão de manutenção que depois dá acesso a cartões gratuitos etc.

Há bancos que exigem que o crédito em conta venha directamente da entidade empregadora ou do Estado no caso de ser uma pensão, mas também há outros que basta um depósito ou transferência todos os meses para que seja considerada uma conta ordenado.

Mais património, menos comissões

Alguns bancos acham que quem tem mais deve pagar menos, para sermos claros, pode parecer injusto, mas todos sabemos que é a verdade, procure saber junto dos bancos saber que património precisa de ter para ter isenção ou que a comissão seja o mais reduzida possível.

Leia Também: Como mudar seguro de vida crédito habitação?

Vários produtos no banco

Há bancos que se tiver créditos, cartões, uma conta poupança, depósitos, e mais qualquer coisinha pode ser que veja uma vantagem na hora de lhe cobrarem a comissão de manutenção.

No entanto seja “ esperto”, só compensa baixar ou isentar a comissão de manutenção de conta se a compra de outros produtos não lhe acarretar mais despesas, se lhe isentam a comissão mas aumentam o spread do seu crédito habitação, se tem de comprar um cartão de crédito com anuidades de 30€ ou mais, entre outras coisas, talvez seja melhor ficar quieto.

Se quer mesmo deixar de ter dores de cabeça com esta despesa, tem várias alternativas, negociar com o seu banco ou simplesmente mudar de banco, os ditos bancos online podem ser uma excelente alternativa, para além de isentar estas comissões de manutenção, ainda costumam ter as melhores ofertas de depósitos a prazo ( há bancos a oferecerem até 2% TANB de taxa de juro para novos clientes ) e uma panóplia de aplicações financeiras se o seu objectivo for colocar o seu dinheiro a render.

Fica um extra nosso, se clicar aqui terá acesso a todos os preçários das varias instituições bancárias em Portugal para que possam analisar.

Quer receber 3 Dicas de poupança todas as semanas? Subscreva já a nossa Newsletter para receber as dicas de poupança no seu email!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.