Financiamento a 100% no crédito habitação – ainda é possível?

29 de Janeiro, 2019 | por CFinanceiro

Financiamento a 100% no crédito habitação – ainda é possível? A resposta imediata poderia ser: não.

Mas não desista já, porque neste artigo mostramos-lhe algumas formas para conseguir comprar um imóvel com financiamento a 100%.
No início do segundo semestre de 2018, o Banco de Portugal aconselhou os bancos a imporem maiores limitações nos contratos de empréstimo às famílias, nomeadamente a emprestem, no máximo, 90% do valor dos imóveis no caso do crédito habitação.
Este rácio entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel dado em garantia deve ser cumprido. Esta recomendação surgiu como medida preventiva ao sobreendividamento e os tem sido seguida por todas as instituições bancárias a operarem em Portugal.
No entanto, o próprio banco central apresentou a exceção dos imóveis que pertencem ao banco. Aqui, no Conselhos do Consultor, apresentamos-lhe outras soluções para conseguir esta percentagem de financiamento.

Leia Também: 6 dicas para conseguir o melhor crédito habitação
Imóveis do banco

Esta é a exceção apresentada pelo Banco de Portugal. É possível comprar com financiamento total imóveis que pertençam aos próprios bancos e para contratos de locação financeira (leasing) imobiliária. Contacte ou consulte os websites imobiliários dos diferentes bancos e veja as opções.
Tenha em conta que alguns dos imóveis podem estar em mau estado, por estarem desabitados ou incompletos. Estas são casas que foram tomadas pelo banco, na maioria das vezes, por incumprimento em processos de empréstimos.

Imobiliárias com parceiras

Esta é uma solução muito semelhante à anterior. Muitas imobiliárias têm acordos com bancos e, por isso, têm uma carteira de imóveis com possibilidade de financiamento a 100%. No entanto, os alertas são os mesmos: analise bem as alternativas antes de tomar qualquer decisão.

Leia Também: E quando há um divórcio, o que se faz com a casa?
Pedir crédito pessoal

Em último caso, pondere pedir um crédito pessoal para atingir o valor de que necessita para finalizar a compra. Esta é uma solução apresentada pelos bancos, especialmente quando há margem para mais uma prestação no rendimento mensal do agregado familiar.
Imagine que num imóvel avaliado em 100 mil euros, o banco só lhe empresta, por via do crédito habitação, 90 mil. Pode pedir um crédito pessoal no valor de 10 mil euros e perfazer, assim, o financiamento a 100%.
Tenha, no entanto, atenção às taxas, comissões e outros encargos, como seguros de vida, que acrescem ao contratualizar este crédito.

Leia Também: Seguro Vida Crédito Habitação – Dúvidas

Note que mesmo com a entrada de 10%, o rácio do financiamento deve ser cumprido.  
Recorra a especialistas, acima de tudo é preciso estar informado das condições de várias instituições financeiras.
Esse é o primeiro passo para começar a poupar logo desde início, o que se torna fácil se recorrer aos serviços de especialistas. Fruto da nossa parceria este serviço, é GRÁTIS! Não tem nada a perder!
Se as dúvidas persistirem ou precisar de algum conselho mais direcionado. Contacte-nos por mensagem privada.  


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

5257 Visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço