Como comprar casas penhoradas

28 de Maio, 2016 | por CFinanceiro

Como comprar casas penhoradas

Com a crise que se instaurou no nosso país, cada vez há mais casas penhoradas. E, estas podem ser um excelente negócio para quem procura uma casa a bom preço de mercado.
Ter dívidas ao fisco é um processo muito complicado que pode fazer que os seus bens sejam aprendidos, para servir de garantia para um empréstimo bancário. Ou seja, quando uma pessoa deixa de cumprir os seus deveres fiscais, os seus bens podem ser penhorados. Nestas situações o devedor passa a ser alvo de uma execução fiscal. A penhora tanto pode ser de bens móveis ou imóveis.
Que cuidados devo ter?
Aconselhamos a ter em especial atenção às dívidas às Finanças e aos prazos para liquidar essas mesmas dívidas. Qualquer imposto que tenha que ser pago às Finanças, tem sempre a opção de saldar todas as dívidas num prazo limite – normalmente 30 dias.  Quando passa este prazo, e se a dívida não tiver regularizada, é instaurado um processo de execução final, como já dissemos.
Por isso, tenha atenção aos valores e aos prazos dos impostos. Se tiver atenção a isso, não terá que se preocupar.
Como comprar casas penhoradas
Em contraste com um devedor, uma pessoa que procura uma casa a bom preço de mercado, poderá usar as casas penhoradas a seu favor.  Tanto na página das Finanças como dos bancos pode encontrar inúmeros imóveis penhorados.
No caso da página das Finanças, encontram-se todos os imóveis penhorados pelo Estado, contudo para fazer uma proposta terá de se registar. Os imóveis penhorados podem ser comprados por leilão electrónico, carta fechada ou negócio particular.
Já no caso de comprar um imóvel penhorado a um banco, todo o processo envolvente é muito mais simples e muito semelhante à compra de um imóvel a uma imobiliária.  Esta facilidade deve-se em grande parte aos bancos não terem nenhum interesse em acumular casas penhoradas, pois quanto mais depressa venderem o imobiliário, mais rapidamente recuperam o seu dinheiro. É possível encontrar todas as casas penhoradas pelos bancos nos sites oficiais dos mais diversos bancos como também em várias agências imobiliárias.
Cuidados a ter
Primeiro de tudo deve avaliar muito bem o imóvel penhorado que pretende comprar, não seria a primeira vez que a descrição não correspondia ao verdadeiro cenário presente. Contudo, este é o cuidado mais básico que deve ter. Se o imóvel está penhorado por mais que uma entidade, as coisas tornam-se mais complicadas, pois pode estar à venda só uma parte do imóvel e não todo o imóvel.
Ainda pode acontecer o antigo proprietário ainda habitar no imóvel e recursar-se a sair dele. Neste último caso, a intervenção da polícia e do tribunal são muito importantes.
Vantagens vs Desvantagens
As vantagens de optar por comprar uma casa penhorada são inúmeras, entre elas a facilidade na obtenção de crédito, preço abaixo do valor de mercado, spreads mais baixos e isenção de comissões. No entanto, também existem desvantagens como a localização do imóvel não ser a melhor, o estado de conservação do imóvel e, como já dissemos, o antigo proprietário recursar-se a deixar o imóvel.
Últimas considerações 
Antes de fechar um negócio de uma casa penhorada é importante perceber qual o estado de conservação da casa e se a sua localização era a pretendida. Pois, pode ser um excelente negócio mas se ambos os fatores não forem cumpridos vai ser um negócio que pode não lhe compensar a médio/longo prazo.
Analisar e ver as diferenças entre os imóveis penhorados pelos bancos como pelo Estado também é um bom conselho que podemos deixar. Lembre-se que os bancos tem o maior interesse em vender rapidamente para recuperar o seu dinheiro, podendo assim encontrar bons negócios.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço