Como será cobrada a sobretaxa no IRS

20 de Novembro, 2012 | por CFinanceiro


Desce a sobretaxa, sobe o IRS nos escalões mais altos. A sobretaxa sobre o IRS baixa de 4% para 3,5% (e volta aos valores aplicados em 2011 no Natal) e, será criado um contributo adicional de solidariedade para rendimentos mais elevados, na parte que excede 250 mil euros.
Na primeira parte desta equação, o impacto é reduzido para os casais e mais expressivo para os contribuintes solteiros: um casal com um rendimento agregado de 20 mil euros vai poupar 11 euros por ano com esta descida. Já um solteiro que ganhe 20 mil euros poupa por ano 45 euros, passando a pagar 318,71 euros só em sobretaxa.
À medida que os rendimentos sobem a poupança é, obviamente, maior. Um casal com um rendimento agregado de 40 mil euros (duas pessoas, um só titular no IRS) poupa 110,1 euros por ano, continuando a parte 770,7 euros só nesta fatia de IRS. Convém lembrar que o imposto em 2013 sobe por duas vias: há uma alteração de escalões que penaliza as classes médias e haverá, depois, uma sobretaxa cobrada mensalmente (de 3,5%).


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

170 Visualizações

Uma resposta a “Como será cobrada a sobretaxa no IRS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço