Como economizar dinheiro ganhando pouco

11 de Agosto, 2016 | por CFinanceiro

Como economizar dinheiro ganhando pouco

É possível conseguir economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, contudo é preciso muita disciplina e autocontrolo. O ponto de partida será sempre planear o seu mês, de acordo com o rendimento que têm disponível. Muitas pessoas cometem o erro de gastar mais dinheiro do que conseguem trazer para casa e isso é uma má prática de gestão.

Philip Kotler uma vez disse a seguinte frase “Existem três tipos de pessoas. As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?” Agora, você é que escolhe que tipo de pessoa quer ser na sua vida, mas para tentar ajudar o máximo possível, vamos enumerar algumas dicas muito simples para conseguir economizar dinheiro ganhando pouco.

Controle a conta do telemóvel

Terá que otimizar o seu plano de telemóvel para o que se adaptar melhor às suas necessidades e exigências. Embora possa optar por comunicar através de outras aplicações, totalmente gratuitas, de envio de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, o Facebook Messenger, o Skype, entre outras menos conhecidas.

Saber quanto ganha e quanto gasta

Planeie muito bem quanto ganha e quanto gasta por mês. É imprescindível saber exatamente o total de receitas e despesas mensalmente. Identificar as despesas mensais vai ajudá-lo a estudar e ver quais pode reduzir custos ou eliminar, assim conseguirá fazer pequenos ajustes no orçamento, conseguindo economizar dinheiro.

Guarde dinheiro para um imprevisto

É importante reservar uma certa quantia mensal para qualquer imprevisto que apareça (uma conta inesperada, um gasto muito alto com um carro por exemplo, etc.), desta forma não sentirá grandes mexidas no seu orçamento. Poderá começar por guardar cerca de 10% do seu rendimento mensal para imprevistos e, à medida que o tempo passar sem precisar de mexer neste dinheiro, poderá descer a percentagem para os 5%.

Mal receba o seu rendimento mensal, separa o dinheiro!

Mal receba o seu rendimento mensal, separe o dinheiro conforme as despesas mensais. Depois retire a quantia, como explicado no último tópico, para eventuais imprevistos e, depois ainda deve retirar uma nova quantia para conseguir juntar algum dinheiro, mesmo ganhando pouco.

Deixe de ser um puro consumista

Um dos pontos mais importantes para conseguir economizar dinheiro ganhando pouco, é deixar de ser um puro consumista. Para isso implica deixar de gastar dinheiro em coisas supérfluas. Experimente usar uma lista de compras sempre que precisar de ir a um supermercado ou a um shop, desta forma focará toda a sua atenção no que realmente precisa e é importante. Escusado seja dizer para aproveitar, sempre que possível, as promoções e os saldos.
Evite não deixar a luz acesa, verifique sempre que os aparelhos estão desligados, evite deixar a água a escorrer na torneira, etc. São bons inícios para conseguir poupar uns bons euros ao final de um ano.

Largue os vícios

Deixar de fumar pode ser uma excelente maneira de conseguir poupar (muito) dinheiro no final de um ano. Costuma-se dizer que só há vícios quando há dinheiro, por isso evite os vícios. Deixamos um desafio: deixe de fumar lentamente, e com o dinheiro que começará a poupar com essa decisão, guarde e vá de férias com os que mais ama no Verão. Ótimo desafio não?


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

336 Visualizações

2 respostas a “Como economizar dinheiro ganhando pouco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço