Como consultar o estado do reembolso do IRS

26 de Abril, 2020 | por CFinanceiro

O Governo não se comprometeu com um prazo médio para o reembolso do IRS, mas os primeiros ‘cheques’ começaram a chegar aos contribuintes.

O reembolsos do IRS, depende se os serviços da Autoridade Tributária mantêm a mesma velocidade no processamento das declarações submetidas. Se a sua declaração é alvo de uma inspeção, por exemplo, o que atrasa o eventual reembolso, e, como já foi referido, se a sua situação tributária é complexa e implica mais tempo em termos de validação e verificação.

Em poucos passos pode ficar a saber qual é o estado do seu reembolso, isto é, caso o mesmo já tenha sido emitido. Caso contrário, é normal que o ‘valor emitido’ esteja a zeros.

A primeira coisa a fazer é abrir o Portal das Finanças. Logo no menu inicial deve selecionar a opção ‘finanças‘ e depois na coluna esquerda ‘serviços‘. De seguida deve procurar o campo ‘movimentos financeiros‘, na lista que lhe será apresentada por ordem alfabética, e ‘informação financeira‘.

Depois, terá de iniciar sessão no Portal das Finanças – caso não o tenha feito anteriormente – e selecionar o tipo de imposto, no caso, o IRS, bem como o ano fiscal correspondente. Uma vez que este IRS diz respeito aos rendimentos de 2019, esse é o ano que deve selecionar.

Caso o reembolso já tenha sido emitido – e não esteja a zeros – pode selecionar a opção ‘ver detalhe‘ para obter informação adicional sobre o estado em que se encontra o reembolso.

Leia Também: Entregar IRS – Manual de Entrega passo-a-passo


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

6617 Visualizações

Uma resposta a “Como consultar o estado do reembolso do IRS

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!