Black Friday 2020: Dicas para não ser enganado!

17 de Novembro, 2020 | por Cláudia Oliveira

As primeiras campanhas da Black Friday já começaram a ser comunicadas e aproxima-se o dia oficial onde se espera uma oferta ainda mais alargada de promoções. Por isso, informe-se e tome alguns cuidados antes de comprar!

O dia da Black Friday, que este ano será a 27 de Novembro, é sempre sinal de descontos e preços mais baixos. É um dia muito aguardado pelos consumidores que esperam comprar as prendas de Natal ou algum produto desejado. Este ano, em resposta à pandemia, a Black Friday já iniciou em várias lojas e irá prolongar-se durante todo mês de novembro. O objetivo é permitir que os comerciantes recuperem os prejuízos dos meses anteriores e também que os consumidores tenham mais tempo para aceder às promoções.

Por ser um dia ou uma altura em que existe uma adesão massiva das lojas, é complicado para o consumidor conseguir focar-se no que comprar e, mais importante, saber se está perante um bom negócio.

Cuidados que Deve Ter

Reunimos algumas dicas que o vão ajudar a perceber se está perante um bom negócio e uma compra necessária.

1-LISTE TUDO O QUE PRECISA COMPRAR COM ANTECEDÊNCIA

Antes de qualquer procura ou compra, deve saber exatamente aquilo que precisa comprar. Pegue num bloco e anote todos os produtos. Se precisar de comprar prendas de Natal, esta é a altura para também definir quais as prendas que pretende comprar. A grande maioria das lojas está a aumentar o período de trocas e devoluções, o que lhe permite comprar já as prendas de Natal. Contudo, confirme sempre essa informação quando decidir onde vai comprar as prendas.

_

Leia também: 9 Truques para Poupar Dinheiro em Roupa

2-ACOMPANHE AS VARIAÇÕES DE PREÇO

Agora que já sabe o que precisa, vá pesquisando os preços dos produtos em diferentes sites. Use a sua lista para anotar ao lado o preço médio/aceitável do produto e as diferentes lojas.

Não se deixe enganar pelo preço antigo colocado nos produtos. O que acontece é que muitas marcas aumentam os preços dias ou semanas antes da Black Friday para depois conseguirem colocar promoções de 50% ou mais. Por isso é tão importante que seja um consumidor informado e pesquise os preços com tempo em diferentes lojas.

_

Leia também: Lei dos Saldos – Conheça as regras e evite ser enganado

3-DEFINA QUANTO QUER E PODE GASTAR

Definida a lista e os preços, chegou a hora de perceber o peso que essas compras podem representar para si e para o seu orçamento familiar. Por isso, faça contas e calcule quanto pode dedicar para estas compras. Se for necessário, repense na sua lista e nas suas prendas. É importante que respeite o seu orçamento e não gaste mais do que pode.

Lembre-se que há outras alturas do ano com promoções e que talvez tenha produtos listados que podem esperar. A roupa é um bom exemplo porque a época de saldos começa praticamente a seguir ao Natal e pode ser mais vantajoso esperar.

_

Leia também: 7 Despesas que Prejudicam as suas Finanças

4-ESCOLHA LOJAS ONLINE DE CONFIANÇA

Este ano, com o atual contexto pandémico, a Black Friday será maioritariamente online. Contudo, isso não significa que não existam também campanhas nas lojas físicas.

Se a sua opção for comprar online, então cuidado com as lojas que escolhe, principalmente aquelas de que nunca ouviu falar. Por isso, pesquise primeiro no Google por comentários e avaliações da loja e dos produtos, pela morada oficial e contactos e até por queixas que possam existir nas redes sociais ou até no Portal da Queixa.

_

Leia também: Fraudes e Burlas – Aprenda a Identificar!

5-OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES

Para além dos cuidados anteriores, tenha também atenção aos seguintes pontos:

  • Portes Grátis: tenha atenção se compensa e não caia no erro de comprar mais produtos para ter direito à oferta de portes. No final, pode estar a gastar mais do que a poupar;
  • Política de Devolução ou Trocas: leia com atenção quais as condições para devolver ou trocar o produto;
  • Talões e Faturas: guarde todos os documentos como talões de compra, fatura e até garantias;
  • Descrições e letras “pequenas”: leia com atenção todos os detalhes do produto para depois não ser surpreendido negativamente;
  • Pagamento: opte por utilizar Cartões Virtuais, MB Way ou por Multibanco. Não coloque os dados do seu cartão bancário original em lojas que desconhece;
  • Dados Pessoais: apenas forneça os dados necessários para a compra. Normalmente são: nome, morada, contactos e NIF (para colocar na fatura). Desconfie se lhe pedirem muitos mais dados, especialmente bancários.

_

Leia também: Natal 2020 – Trocas de Natal com Prazo Alargado

Use estas Ferramentas

Para o ajudar a perceber se está perante um bom negócio na Black Friday, sugerimos que recorra a duas ferramentas online: o comparador de preços da DECO e do KuantoKusta. Mas atenção, estas ferramentas são mais úteis para compras online. Porém, se decidir comprar na loja física, pode e deve consultá-las para conseguir comparar os preços entre a loja online e a física e entre outras lojas concorrentes.

Estas ferramentas devem ser utilizadas para pesquisar produtos das seguintes categorias: eletrodomésticos, informática, telemóveis e acessórios ou imagem e som. Em artigos como roupa, por exemplo, podem não funcionar.

1. COMPARADOR DE PREÇOS DA DECO PROTESTE

A ferramenta Comparar Preços da DECO ajuda a perceber se os descontos anunciados em épocas como a Black Friday são boas oportunidades de compra. Trata-se de uma ferramenta da pesquisa que regista a evolução dos preços de vários produtos de lojas online.

Comparador Preços DECO

Pode pesquisar de duas formas:

  1. Pelo nome da loja e do produto (tem sempre de indicar a nome da loja primeiro);
  2. Pelo link completo: copie o link do produto diretamente da loja online e cole no campo “Pesquisar pelo url”.

O resultado será dado em três cores como num semáforo:

  • Verde: bom negócio face ao histórico de preços;
  • Amarelo: existe pouca diferença no preço relativamente aos 30 dias anteriores;
  • Vermelho: mau negócio porque o preço já esteve mais baixo.

Para além disso, é possível consultar a variação do preço nos últimos 7 dias, 1 mês ou 3 meses:

Comparador Preços DECO

Os resultados apresentados só se referem à loja online pesquisada. Contudo, na mesma página de resultados pode ver sugestões de outras lojas com o mesmo produto e “entrar” para também fazer uma análise do preço e comparar.

 

2. COMPARADOR DE PREÇOS DO KUANTOKUSTA

Tal como o anterior, o Comparador de Preços do KuantoKusta também permite avaliar a variação de preços. Contudo, os dois diferem na forma de pesquisar e nos resultados. Isto porque o KuantoKusta só exige a pesquisa do produto e os resultados são os preços das diferentes lojas onde existe o produto.

Como funciona:

  1. Pesquise pelo produto: nome, marca, referência ou até um link;
  2. Selecione o produto: a pesquisa pode gerar vários produtos idênticos e deve selecionar o correto;
  3. Resultados: é destacada a loja com melhor preço e a seguir são apresentados os preços das restantes lojas.

 

Comparador Preços KuantoKusta

 

Mas como isto pode ser útil para o Black Friday? Bem, para além da pesquisa que pode fazer no próprio dia, o nosso conselho é que utilize o comparador para ver o “Histórico de Preços”. O histórico permite-lhe saber qual o preço médio do produto e quando é que atingiu o menor preço nos últimos 90 dias. Assim, consegue perceber se o valor atual é um valor justo para o produto. 

Comparador Preços KuantoKusta

Outras das vantagens deste comparador são as notificações de redução de preço. Sempre que o produto baixar o preço, recebe uma notificação. Para o fazer, deve primeiro criar um registo no site e depois ativar as notificações no produto (no símbolo do relógio).

_

Leia também: Pagamentos Online mais Seguros em 2021

Black Friday – Prepare-se e faça boas escolhas!

Agora que já tem as dicas na “mão”, não deixe de as seguir. Não se esqueça que, logo a seguir à Black Friday, terá a Cyber Monday e, umas semanas mais tarde, os saldos de inverno. Aplique as mesmas dicas nessa altura e seja um consumidor informado e atento.

No atual contexto pandémico, o nosso conselho é que opte sempre por comprar online e evite as lojas físicas. Se o tiver de fazer, escolha os dias e horários menos movimentados e evite os grandes centros comerciais.

Para além disso, deixamos ainda uma sugestão: que tal optar por comprar marcas portuguesas e/ou em pequenos comerciantes locais? Este ano, mais do que em qualqer outro, as marcas e comerciantes portugueses precisam mais do que as grandes marcas internacionais. Pense sobre isso!

Por fim, e o mais importante de tudo, só compre se realmente precisar 😉

_

Leia também: Prendas de Natal – Ideias e Dicas para Poupar


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!