Aumente a autonomia do seu Carro Elétrico

8 de Junho, 2020 | por Cláudia Oliveira

autonomia carro elétrico

Quer aumentar a autonomia seu carro elétrico mas não sabe como o pode fazer? Este artigo vai ajudá-lo a perceber como pode poupar energia para as suas viagens.

Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas ainda têm dúvidas se devem comprar um carro elétrico, é o medo da falta de autonomia. Mesmo para quem já o comprou, esta pode ser uma preocupação maior na hora de planear viagens mais longas.

Reunimos 6 dicas práticas que o vão ajudar a poupar energia e a aumentar a autonomia do seu carro elétrico.

 

1- Conduza suavemente

Isto não é novidade para quem conduz, seja qual for o carro. Mas é sempre bom relembrar que, quanto mais pesado for o seu pé, mais eletricidade irá consumir. E qual a consequência disso? Terá que parar mais cedo para recarregar a bateria e terá andado menos quilómetros.

Tenha o cuidado de acelerar suavemente quando pára nas passadeiras ou semáforos ou evitar travagens bruscas. Por mais que lhe seja tentador acelerar, evite uma condução mais agressiva e verá resultados significativos na gestão da energia do seu carro.

Leia também: 9 Dicas para evitar a desvalorização do seu carro

2- Recorra ao Cruise Control

Quando estiver a conduzir num piso plano, pode e deve optar por usar o Cruise Control. Isto vai permitir-lhe manter a velocidade do carro constante, poupando energia e dessa forma aumentar a autonomia do seu carro.

Lembra-se que, em caminhos mais inclinados, o Cruise Control não é a melhor opção. Nesses casos,  deve ser condutor a controlar a velocidade, caso contrário o Cruise Control acabará por gastar mais energia do que a necessária.

3- Verifique a pressão dos pneus

A regra é muito simples: se circular com a pressão dos pneus demasiado baixa, vai aumentar o consumo de energia. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, cada 1 psi a menos de pressão, pode significar uma redução de 0.2% no alcance.

E como se isto não fosse suficiente, ainda pode provocar o desgaste prematuro do pneu e ao seu sobreaquecimento. Isto levará a um gasto desnecessário pois terá que trocar os seus pneus com maior frequência.

Para evitar estes problemas e aumentar a autonomia do carro elétrico, basta ter a rotina de ir verificando frequentemente a pressão dos pneus. Não se esqueça que a pressão varia conforme o tipo e marca do pneu. Reponha a pressão do pneu conforme a indicação do fabricante.

Leia também: 7 Despesas que prejudicam as suas finanças

4 – Diminua o peso a bordo

Evite viajar com peso desnecessário no seu carro. Por vezes andamos com coisas no carro que nem nos lembramos e que são totalmente desnecessárias.

Esta é sem dúvida uma das melhores formas para aumentar a autonomia do seu carro elétrico. Ao diminuir peso, conseguirá aumentar a autonomia do carro entre 1 a 2%.

5 – Ligue o Ar Condicionado previamente

Certamente que sabe que ligar o ar condicionado é sinal de gastar mais bateria, podendo reduzir o alcance do seu carro em 25%.

Para evitar um gasto superior de energia, ligue o ar condicionado enquanto o seu carro ainda está ligado à corrente. Dessa forma, irá evitar um gasto de energia superior para o aquecer ou arrefecer. Depois de atingir a temperatura ideal, o ar condicionado gastará menos energia para a manter durante a sua viagem.

Não se esqueça de usar o sistema de aquecimento dos bancos. Depois do ar condicionado ter feito o seu trabalho, desligue-o e experimente recorrer só aos bancos aquecidos.

É uma boa estratégia para se manter confortável durante a viagem e aumentar a autonomia do seu carro elétrico.

6 – Faça um plano da sua viagem

Vai de férias ou numa viagem mais longa de trabalho? Então planeie bem a sua viagem.

Tenha o cuidado de evitar caminhos muito montanhosos ou com trânsito. Por outro lado, é importante ter em mente que nem sempre uma autoestrada é sinal de eficiência. Ao circular por uma estrada nacional, por exemplo, pode aumentar significativamente a autonomia do seu carro. Porquê? Porque conduz mais devagar e o sistema de regeneração de energia irá funcionar melhor. Numa autoestrada, a tendência será sempre a de acelerar e consumir mais energia.

Não se esqueça de incluir no seu itinerário os locais onde pode carregar o seu carro e evite andar perdido ou fazer mais km desnecessariamente. Dessa forma, sempre consegue poupar mais energia.

Já sabe como pode aumentar a autonomia do seu carro?

Agora que já conhece algumas dicas para o ajudar poupar alguma energia e a aumentar a autonomia do seu carro elétrico, não se esqueça de as incluir no seu dia-a-dia, especialmente se fizer viagens mais longas.

Notará diferenças significativas no aumento da autonomia do seu carro elétrico.

Caso ainda assim tenha algum contratempo e fique sem energia durante as suas viagens, poderá recorrer ao serviço de assistência a veículos elétricos da ACP. O serviço permite-lhe carregamentos até 30 minutos, evitando assim o transtorno de ter que chamar um reboque.

 

Veja também: É obrigatório ter o selo do seguro no para-brisas?


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!