As 7 melhores formas para poupar em 2020

Escrito por Conselhos do Consultor

10.01.20

}
3 min de leitura

Conseguir poupar dinheiro todos os meses não é apenas uma questão de ‘ginástica’ financeira, passa, em grande parte, pela adoção de estratégias e rotinas que, ao longo do tempo, tornar-se-ão habituais.
A revista Time elegeu as sete melhores formas de conseguir poupar, todos os meses. Leia com atenção e comece já em janeiro.

  • Use a inércia a seu favor: Ao início, poupar dinheiro parece uma tarefa árdua e complicada, mas pode não o ser se optar por uma poupança automática. Se é daquelas pessoas a quem a preguiça fala sempre mais alto, vá ao seu banco e escolha um plano de poupança automático, assim, não terá que se preocupar com levantamentos e transferência e poderá usar a inércia como ‘amiga’ da poupança, já que para a cancelar terá que se mexer.
  • Estabeleça objetivos: Saber quanto pode ou quer poupar é importante e ajuda a que não sejam feitos esforços económicos desnecessários. A revista Time recorre, aqui, a um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, que sugere que as pessoas comecem por pensar no montante que querem ou consideram ser o desejável a poupar, seja para a reforma ou mesmo para alguma situação de emergência que possa surgir.(Poupar para um objectivo a curto prazo!)
  • Foque-se no futuro: Muitas pessoas optam por não poupar dinheiro nem aderir a planos de poupança reforma porque acreditam que o dinheiro recolhido não será o que irão receber no futuro. O melhor, explica a revista, é fazer simulações com frequência. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas que recorreram à aplicação T. Rowe Price optaram por aumentar, em média, mil euros ao valor anual de poupança, de forma a melhorar o resultado final do valor guardado. Um outro truque revelado pela revista passa por mostrar às pessoas imagens de como serão no futuro e enviar lembretes dos valores que irão poupar. Sempre que ‘olharam’ para o futuro, o instinto de poupança aumentou.
  • Ignore os aumentos e bonificações: Um professor da Universidade de Harvard revela que o maior inimigo das poupanças são os aumentos, bónus e bonificações, uma vez que além de levarem a pessoa a pensar que poderá poupar menos porque recebeu aquele acréscimo. O melhor é mesmo não olhar para o que recebeu a mais e fingir que aquele dinheiro não está na sua conta.
  • Desafie-se e faça apostas: Se precisa de um incentivo para começar a poupar dinheiro, desafie-se a si mesmo ou procure alguém com quem possa fazer uma aposta. A Time dá o exemplo de um grupo de pessoas que foi desafiado a deixar de fumar durante seis meses. Se, passado esse período, a análise urinária não apresentasse vestígios de nicotina, o dinheiro angariado pelos maços de tabaco que não compraram seria devolvido, se não, seria doado a instituições de caridade.
  • Controle os seus impulsos: Vai às compras? Leve uma lista. Quer um casaco mas não precisa, realmente, dele? Ligue para a loja para saber por quanto tempo vai ficar à venda e se terá alguma redução de preço. Ter um orçamento para gastos é importante para que não seja despendido dinheiro à toa, mas é tão ou mais importante controlar os impulsos e ponderar as compras. (8 dicas para poupar nas compras do supermercado)
  • Sinta-se culpado!: A Time revela que são muitas as pessoas que não olham com frequência para a conta bancária e que, por isso, perdem noção do dinheiro que lá têm. Fique atento à sua conta e sinta-se culpado pelos gastos desnecessários que fez, assim, da próxima vez que olhar para o montante que tem na conta terá em mente esse sentimento e os gastos futuros serão mais comedidos.

Fonte: noticiasaominuto.com

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

2 Comments

  1. Isabel

    Quero receber mais informações sobre poupança

    Reply
  2. Bcacao

    Com estas dicas todas, vou começar a poupar!!!!!, O problema é quem é que me paga as contas, falar é fácil e mais fácil ainda é para quem tem salários chorudos

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *