9 Truques para Poupar Dinheiro em Roupa

7 de Julho, 2020 | por Cláudia Oliveira

poupar dinheiro em roupa

Dependendo do estilo de vida que leva e dos membros do seu agregado familiar, a compra de roupa pode ser algo ocasional ou muito frequente. Por essa razão, é normal que esta despesa possa ter um impacto bastante significativo no seu orçamento familiar.

Reunimos alguns truques que o vão ajudar a poupar dinheiro em roupa.

 

1. Anote o que realmente precisa

A compra de roupa é, frequentemente, algo que fazemos por impulso. Certamente que já lhe aconteceu ir a um shopping ou uma loja por mera curiosidade e acabou por sair de lá com uma ou duas peças. Resultado: acaba por gastar em peças de roupa que não precisava.

Por isso, o primeiro passo é saber exatamente o que precisa comprar. Pegue num bloco e aponte o que precisa de renovar no seu roupeiro ou dos seus filhos. É normal que surjam situações que exijam a compra de roupa: mudanças físicas (emagrecer ou engordar), contexto laboral ou mesmo o desgaste da roupa mais antiga. Por outro lado, no caso de ter crianças pequenas em casa, a situação é ainda mais recorrente porque estão em constante crescimento.

Ter uma lista organizada do que precisa vai ajudá-lo a evitar compras impulsivas e poupar dinheiro em roupa desnecessária. Seja bastante específico nas suas necessidades. Por exemplo, se precisa de calçado deve anotar o modelo de calçado que lhe faz falta.

 

2. Defina o seu orçamento

Agora que já anotou tudo o que precisa, é extramente importante definir quanto poderá gastar nas suas compras.

Tenha em atenção o seu orçamento familiar antes de decidir o que vai comprar. Caso o orçamento o impossibilite de comprar tudo de uma vez, reorganize a sua lista por prioridades.

_

Leia também: 7 despesas que prejudicam as suas finanças

 

3. Saiba a roupa que realmente tem

Por vezes a roupa é guardada em locais mais distantes da nossa visão e, no frenesim do dia-a-dia, acabamos por nos esquecer que temos aquela roupa ali guardada.

Mantenha uma rotina de x em x meses fazer uma arrumação ao seu roupeiro e perceber se de facto precisa mesmo de comprar nova roupa. Não caia no erro de ir comprando e acumulando roupa sem saber o que realmente tem. Este é um truque vital para conseguir poupar algum dinheiro em roupa.

 

4. Compre em época de saldos ou promoções

Já tem anotado o que precisava comprar? Então aproveite os saldos de verão ou inverno ou mesmo as promoções ocasionais como o Black Friday para fazer as suas compras e poupar algum dinheiro.

Tenha em atenção que, frequentemente, é mais compensatório comprar roupa para a estação seguinte. Ou seja, nos saldos de verão encontra roupa de inverno a preços mais reduzidos. Procure inverter as suas compras e antecipar a chegada da estação.

Não se esqueça de ser um consumidor informado e estar atento às flutuações de preços para não se deixar enganar pelas promoções.

 

5. Opte pela qualidade da roupa

O barato às vezes sai caro – esta frase corriqueira é bem aplicada a certas peças de roupa. Por mais que lhe seja tentador comprar um casaco de inverno ao preço de uma camisola, lembra-se que, a longo prazo, isso pode-lhe sair bem mais caro. Por vezes, é melhor investir um pouco mais e comprar roupa com qualidade, aumentando o ciclo de vida, especialmente em peças como casacos ou jeans.

Caso tenha filhos pequenos, então o melhor é dar preferência ao preço mais reduzido. Por exemplo, uma criança de 2/3 anos não veste o mesmo tamanho durante muito tempo e não será vantajoso comprar roupa muito cara com qualidade elevada.

Investir em qualidade nem sempre significa gastar muito dinheiro. O importante é ter o cuidado na seleção das marcas e, mais uma vez, ser um consumidor informado.

 

6. Cuide da roupa

Tal como o seu carro ou a sua casa, a roupa também precisa de ser conservada. Como tal, deve ter alguns cuidados básicos:

  • Respeite os cuidados de lavagem indicados nas etiquetas;
  • No roupeiro, isole as peças de roupa que tingem;
  • Guarde a roupa de forma organizada e evita amontoá-la;
  • Tenha cuidado com a exposição solar porque o sol danifica a cor da roupa;
  • Na mudança de estação, se tiver o hábito de guardar a roupa da estação anterior, então certifique-se que o faz de forma correta e protege a roupa mais delicada;
  • Proteja o seu roupeiro contra as traças;
  • Cuidado com a humidade. Vá arejando o roupeiro.

Se tiver alguns destes cuidados, estará a aumentar significativamente o tempo de vida da sua roupa e a evitar a compra de roupa nova.

 

7. Venda algumas peças de roupa

Se as suas peças de roupa ainda estão em bom estado mas já não lhe servem, porque não as vender? Dessa forma estará a dar uma nova vida às suas roupas ao mesmo tempo que consegue reunir algum dinheiro extra.

Em plataformas como o Roupeiro.pt, OLX e CustoJusto.pt ou mesmo através do Facebook ou Instagram, pode vender os seus produtos de forma totalmente gratuita. Só tem que tirar as fotografias à roupa e colocá-la à venda com o preço e condições de venda que estipular.

Também pode optar por vender a roupa em mercados e feiras locais ou em lojas dedicadas a esse efeito.

Caso não o queira fazer, então não se esqueça que poderá sempre doar a roupa a associações ou mesmo a conhecidos que estejam em carência financeira.

_

Leia também: Tem roupa que já não utiliza? Saiba como fazer dinheiro!

 

8. Dê uma nova vida às suas roupas

Tem jeito para tecidos, agulhas e máquinas de costura? Então tem aqui uma oportunidade para reinventar as suas roupas. Sejam pequenos arranjos ou aplicações, tudo é válido para experimentar dar uma nova vida às suas roupas. O melhor de tudo é que, além de poupar, ainda poderá criar peças únicas e exclusivas.

Aplica-se a mesma regra caso tenha facilidade em arranjar tecidos. Porque não criar a sua própria roupa?

 

9. Cuidado com as épocas festivas

Casamentos, batizados ou outros eventos formais podem significar um abanão inesperado no seu orçamento familiar. Antecipe a sua compra e vá avaliando os melhores preços. Compras de última hora normalmente resultam em gastos superiores.

Evite gastos avultados com roupa que, em muitos casos, só usará meia dúzia de vezes. Esse dinheiro será certamente melhor investido noutras necessidades familiares.

 

Já sabe como pode poupar dinheiro na compra de roupa?

Garantimos-lhe que, se seguir estes truques, facilmente conseguirá poupar algum dinheiro. No caso de ter filhos pequenos, procure comprar em época de promoções e, se for possível para o seu orçamento, invista em peças acima da idade. A época de saldos é uma boa altura para comprar roupa que dará para os meses seguintes.

Evite gastar o seu orçamento nas “tendências” ditadas pela moda. As modas vão e vêm, sendo que o que poderá estar na moda este verão, para o próximo pode já não estar. Procure canalizar os suas economias para a compra de roupa intemporal, de qualidade e peças mais simples.

_

Veja também: As 7 melhores formas para poupar em 2020


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!