80% dos empregos de hoje não vão existir no futuro

22 de Novembro, 2016 | por CFinanceiro

empresa-escritorio-funcionarios-pessoas
O CEO da Zoura, uma empresa de software de Silicon Valley, acredita que o mundo está a aproximar-se de uma enorme crise de emprego fomentada pelo avanço tecnológico.
“A tecnologia está a mudar o mercado de trabalho”, declara Tien Tzuo, co-fundador e CEO da Zoura ao “Business Insider”.
O World Economic Forum (WEF) acredita que o mundo está a atravessar a quarta revolução industrial impulsionada pela ascensão da robótica e inteligência artificial, que automatiza mais e mais empregos. O WEF estima que estas tendências irão destruir mais de 5 milhões de empregos até 2020.
“Há cada vez menos emprego no setor da manufatura. E vão continuar a desaparecer postos cada vez mais rápido. O mercado de trabalhadores não consegue acompanhar a rapidez da evolução que está a decorrer”.
Cerca de 57% dos empregos dos países membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico estão em risco de automação, de acordo com uma pesquisa da Oxford University.
Ao contrário dos avanços anteriores na tecnologia, os avanços de computação destroem mais empregos do que criam.
“Se não resolvermos isto, haverá uma parte da população que nos vai travar os avanços, e com razão, porque a sociedade precisa de lidar com os problemas”.
Tzuo não é o único a alertar sobre a questão da influência da tecnologia no mundo do emprego. Também o Lord Adair Turner, ex-vice-presidente da Merrill Lynch Europe e ex-chefe do órgão de controlo financeiro da Grã-Bretanha e o CEO do grupo BT, Gavin Patterson, consideram preocupante esta mudança no mercado de trabalho global.
Este último salientou recentemente numa conferência que, “é bem possível que 80% dos empregos que as pessoas têm hoje não existam no futuro”.
Fonte: www.jornaleconomico.sapo.pt


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

149 Visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!