7 Caracteristicas que deve saber sobre o cartão de crédito

8 de Julho, 2015 | por CFinanceiro

Cartão de credito
Esta pode ser uma preciosa ajuda em alturas de aflição, naqueles meses em que o ordenado não estica até ao fim do mês. No entanto, para ser bem utilizado é importante que conheça bem as características do seu cartão de crédito. Conheça então os aspectos mais importantes do cartão de crédito.
“PLAFOND”
O cartão de crédito tem um “PLAFOND”, ou seja, um limite de crédito, que é o valor máximo que pode
gastar em compras. Ao utilizar este “PLAFOND” e após a sua liquidação ele vai ser renovado/disponibilizado. Normalmente o limite disponibilizado é proporcional aos rendimentos da pessoa, mas a pessoa pode escolher um valor de “PLAFOND” inferior ao que pode ter.E é muito importante que a pessoa não tenha um limite superior á sua capacidade de pagamento.
DATA LIMITE
O cartão de crédito tem uma data limite de pagamento pelo montante que utilizou, em que é definida
previamente pelo cliente e a instituição de crédito. Nesta data deve de ser paga a totalidade do montante utilizado para não ter que pagar juros. Se optar por pagar parte do montante utilizado vai pagar juros sobre o valor que ficou em divida. Caso não reembolse o crédito na data prevista, os encargos a suportar poderão ser elevados.Ao pagar na data definida e de uma só vez não vai pagar juros, normalmente é um mês após a compra.
COMO PAGAR
Existe duas modalidades de pagamento:
-pagar a totalidade do montante utilizado, não pagando assim nem ficar sujeito a nenhuma taxa de juro;
-pagar apenas parte do montante utilizado, o que vai implicar pagamento de juro sobre o montante de crédito utilizado e não pago.
Nesta última modalidade, quanto menos pagar maior será o montante de juros e mais tempo demorará a pagar o valor em dívida.
ANUIDADE
Os bancos podem e têm direito a cobrar uma anuidade pelo cartão de crédito, que é uma taxa que paga todos os anos para utilizá-­lo, no entanto,alguns cartões não têm este custo e outros isentam o cliente de pagar no primeiro ano.
“CASH ADVANCE”
“CASH ADVANCE” ou adiantamento, é o levantamento de numerário com o cartão de crédito, em que muitas instituições de crédito cobram comissões por esta ação. Estas comissões incluem normalmente um valor fixo por operação e uma percentagem sobre o montante disponibilizado. Estas comissões devem constar do preçário. Este serviço também está sujeito ao pagamento de juros, se escolher pagar só uma parte do montante utilizado.
DESISTÊNCIA
Após contratado o cartão de crédito, pode desistir do mesmo sem ter que justificar ao banco. A partir da assinatura do contrato tem 14 dias para o fazer.Caso já tenha utilizado o montante e querendo desistir do contrato, terá de devolver o montante no prazo de 30 dias e pagar os juros devidos.
BENEFíCIOS EXTRA
Existem benefícios nos cartões de crédito que nem todos os utilizadores conhecem, como por exemplo ter descontos em alguns serviços, alguns seguros de responsabilidade civil, e existe ainda em alguns cartões a possibilidade de acumular milhas para comprar viagens.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!