6 vantagens da instalação de painéis solares

7 de Maio, 2016 | por CFinanceiro

Cada vez mais há investimento em painéis solares para a produção própria de energia, o que reduz substancialmente os custos com a energia. Apesar de para produzir energia, com recurso a painéis solares, necessitar de uma instalação apropriada, o uso desta fonte de energia pode representar num decréscimo de 30% na sua mensalidade. Por isso, os custos iniciais compensam a médio/longo prazo.

Os painéis solares podem-se dividir em dois tipos: os térmicos e os fotovoltaicos. Os primeiros convertem diretamente a radiação solar  em energia térmica e, na maior parte das vezes, são usados para o aquecimento de água. Já os outros transformam diretamente a energia solar em energia elétrica.
Aconselhamos que adote a energia fotovoltaica porque, tanto a nível empresarial como doméstico, é uma ótima solução.  Estes painéis por serem compostos por diversas células ligadas entre si, e cada uma delas ser constituída tanto por uma camada positiva como negativa, é possível criar um campo elétrico.  Os fotões, provenientes dos raios solares, quando indiciem nas células produzem corrente elétrica.
6 vantagens da instalação de painéis solares
Não chega afirmarmos que os painéis solares são amigos do ambiente ou que são uma ótima escolha para si! É preciso dar-vos mesmo todas as ferramentas, para quando optar pelos painéis solares, esteja totalmente convencido que é o melhor para si.
Vamos enumerar 6 vantagens da instalação de painéis solares.
Redução de custos mensal na eletricidade
Mesmo sendo um bocado caro a instalação dos painéis solares quando comparamos com outras alternativas, é um investimento que a médio/longo prazo vai compensar. A sua fatura de eletricidade vai demonstrar isso mesmo e, normalmente, num período de quatro anos, o seu investimento é amortizado.
 Aumento da independência elétrica
Sempre que existir um corte de eletricidade não notará qualquer tipo de diferença, pois produz a sua própria energia elétrica. Desta forma tem total independência elétrica, o que por vezes é bastante importante.
Ao produzir a sua própria energia elétrica terá total transparência no autoconsumo. Isto é, consegue regular e ajustar o consumo de energia diário para conseguir uma poupança extra.
É amiga do ambiente
 Este tipo de energia não polui e é renovável (energia que é proveniente de recursos naturais). Assim, está a poupar o planeta e as reservas de gás natural, carvão e petróleo. Além disso, como os painéis solares não precisam de grandes manutenções e tem um longa vida, é lhe assegurado energia por um grande período de tempo.
Ainda falando da manutenção dos painéis solares, estas tem um custo operacional muito baixo. E, quando termina a vida para eles, é possível reutilizá-los.
Acessível a lugares remotos
Os painéis solares são ótimas escolhas para lugares mais afastados dos grandes centros urbano, pois não existe grande investimento em linhas de transmissão.  O espaço também não é problema, pois estes ocupam muito pouco espaço. Normalmente são instalados nos telhados das casas/prédios.
Grande potência
A cada dia que passa este tipo de energia é mais potente, ao mesmo tempo que o custo desce, tornando-se uma energia muito viável.
Captação adaptável às necessidades
 A captação da energia solar pode ser adaptável às necessidades de quem a utiliza. Ou seja, poderá adicionar mais painéis ao sistema sempre que necessitar de mais energia, como ao contrário.
 
Já está convencido?
Além destas vantagens todas que já enumerámos, ainda existe um apoio fiscal de redução do IMI em metade, embora seja só para quem utiliza terrenos rotuladores como “outros” no registo das Finanças. Antigamente existia mais incentivos ao uso deste tipo de energias renováveis, contudo com a reforma fiscal, os antigos incentivos já não são válidos.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço