5 Sugestões de Livros sobre Finanças Pessoais

23 de Outubro, 2020 | por Cláudia Oliveira

Costuma ter dificuldade em perceber alguns conceitos de finanças? É difícil conseguir poupar ao final do mês? Não sabe como investir o seu dinheiro? A pensar nisso, reunimos 5 sugestões de livros que o vão ajudar a aumentar a sua literacia financeira e a tomar melhores decisões.

Reunimos alguns dos mais famosos livros sobre finanças pessoais e gestão de dinheiro, onde poderá aprender um conjunto de lições valiosas e ao mesmo tempo inspirar-se em exemplos de sucesso. A nossa lista de sugestões é diversificada e não se preocupe, não há nenhum livro demasiado técnico e de difícil compreensão.

Se a pandemia lhe trouxe mais tempo livre, então pode ser o momento ideal para começar a ler e a “descomplicar” o mundo das finanças. Lembre-se que a “informação” é sempre uma das melhores “armas”.

Já leu o nosso eBook com 103 Dicas de Poupança? Já conta com mais de 10.000 downloads! Descarregue já!

PAI RICO, PAI POBRE

Livro Pai Rico, Pai Pobre

Um clássico internacional e best-seller do autor Robert Kiyosaki. O livro ensina-nos a aprender a olhar para o “dinheiro” de uma forma diferente.

O autor deixa bem claro a necessidade da educação financeira para sair daquilo a que ele chama de “corrida dos ratos”. Para explicar isso, ele vai utilizando a sua história com dois pais diferentes – o pai rico e o pai pobre. Aquele a quem chama “pai pobre”, é o seu pai biológico que, apesar de ser professor universitário com um bom salário, tinha problemas financeiros. O outro pai, “o rico”, foi o seu mentor na área dos negócios, alguém com visão financeira. No decorrer da livro, ele vai apresentando a forma como os dois pensam e agem e como isso fez toda a diferença nas suas situações financeiras.

De um ponto de vista mais técnico, é importante salientar a clareza com que explica ser o seu entendimento sobre “ativos” e “passivos”: os “ativos” são tudo o que gera dinheiro e os “passivos” são tudo o que lhe gasta dinheiro. Por exemplo, será que para ele a “casa” é um ativo ou um passivo? Descubra no livro 😉

 

OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

Livro Segredos da Mente Milionária

Porque será que existem pessoas que trabalham arduamente durante anos para ganharem dinheiro e outras enriquecem em pouco tempo e com mais facilidade? Esta é a questão que o autor T. Harv Eker explora no seu livro.

T. Harv Eker ensina-nos que não se tratam de diferenças ao nível da educação, métodos de trabalho ou talento. A resposta está na mentalidade e naquilo a que ele chama de “modelo pessoal de dinheiro”.

Este é um daqueles livros com uma vertente motivacional bem vincada, que o vão levar a uma auto-avaliação da sua situação financeira e ao mesmo tempo ensinar-lhe a pensar como um “milionário”.

 

O HOMEM MAIS RICO DA BABILÓNIA

LIVRO O HOMEM MAIS RICO DA BABILÓNIA

Escrito por George S. Clason, este clássico já conta com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Porquê?

É classificado por muitos como um dos livros obrigatórios para quem se sente meio confuso com o mundo das “finanças” e que precisa de compreender os aspetos fundamentais sobre dinheiro (e como o usar da melhor forma).

O autor inspirou-se em várias parábolas da antiga Babilónia, um império poderoso, e reuniu esses ensinamentos neste livro. A história tem como protagonista um homem com o desejo de ser rico e que, através de 5 leis de ouro, alcançou esse sonho.

Um livro que, para além de educativo, é também motivacional e de fácil compreensão graças à sua escrita simples.

CONTAS POUPANÇA

LIVRO CONTAS POUPANÇA

Já são 3 os livros Contas Poupança do Pedro Andersson:

  • Vença a Crise com Inteligência (2020)
  • Poupe Ainda Mais, Investa Melhor (2018)
  • Viva Melhor com o Mesmo Dinheiro (2016)

Os livros surgem do programa “Contas Poupança” da SIC, um das rúbricas sobre finanças mais vistas pelos portugueses.

Os livros reúnem várias dicas que vão desde a poupança até à clarificação dos direitos do consumidor. Ao contrário dos anteriores, estes são livros adaptados à realidade portuguesa, com base nas nossas leis, direitos e deveres. Por essa razão, são conselhos adaptados e muito valiosos para aprender a tomar decisões saudáveis para as suas finanças.

Destaque para o último livro lançado em 2020, “Vença a Crise com Inteligência”, que já reúne alguns conselhos para quem foi afetado financeiramente pela pandemia Covid-19 e para quem se quer precaver para uma eventual situação financeira instável.

Não se esqueça que também pode, e deve, acompanhar o Contas Poupança através do site e também através da SIC e do portal da SIC Notícias, onde pode rever as rúbricas.

KAKEBO

KAKEBO

O “Kakebo” é um sistema famoso japonês utilizado para controlar o orçamento mensal das famílias. O objetivo deste sistema é que o consumidor tenha consciência de todos os seus gastos diários, mesmo os mais reduzidos como um café ou um simples pão.

O livro reúne várias dicas para adaptar este sistema à sua vida mas também lhe permite utilizá-lo para esse fim. Ou seja, poderá registar no próprio livro as suas despesas, os seus objetivos mensais, etc. É muito intuitivo porque explica com clareza como deve preencher cada espaço.

Para além disso, obriga-o a fazer um controlo e plano financeiro de 12 meses. Será que quando chegar ao fim, terá aprendido a gerir melhor o seu dinheiro? Terá que experimentar para descobrir 😉

O Kakebo também é ótima opção para quem prefere fazer estes registos em livros/cadernos e não em aplicações ou folhas de Excel, por exemplo.

Se quiser explorar mais este sistema antes de comprar, aconselhamos que veja o programa do Contas Poupança sobre o Kakebo.

Livros sobre Finanças Pessoais – Já sabe qual vai escolher?

Para além de conseguir comprar nas lojas mais conhecidas como a Fnac, Wook ou Bertrand, não se esqueça que também pode “poupar” e comprar os livros em segunda mão. Pode procurar em plataformas como o OLX, CustoJusto.pt ou Trade Stories.

Estas foram apenas 5 sugestões de livros mas, à medida que for pesquisar e escolher, vai descobrir uma grande variedade de “títulos” igualmente relevantes. Não se esqueça é de que, livros mais técnicos e antigos, podem estar desatualizados em termos fiscais. Tenha isso em consideração quando for escolher ou ler.

Tem outras sugestões? Então partilhe connosco nos comentários! Boas leituras 🙂

_

Veja também: Os 15 Livros de Negócios mais Recomendados por Empreendedores


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

483 Visualizações

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!