5 Dicas para "dar a volta" ao stress pós-férias

30 de Julho, 2015 | por CFinanceiro

Stress Pós-férias
 
As suas férias terminaram? Preparamos  este artigo para que volte à rotina cheio(a) de energia e ânimo. Conheça algumas sugestões para conseguir ultrapassar os sintomas de stress pós-férias. São muitas as pessoas que nos primeiros dias após o fim das férias sentem algumas dificuldades de concentração e de organização das suas tarefas, dor muscular, dor de cabeça, insónia, cansaço, desânimo, angústia, ansiedade, culpa, raiva. Tudo isto são sintomas de depressão pós férias,mas que passam ao fim de duas semanas sensivelmente. Se os sintomas persistirem será melhor consultar um médico.   1.  Preparar as próximas férias Uma boa forma de esquecer que voltou ao trabalho é planear as suas próximas férias.Defina um orçamento, escolha o local e comece a preparar-se para mais uns dias de descanso.E  fraccione o tempo de descanso, 3 vezes por ano, evitando assim o risco desta depressão.

  1. O primeiro dia

Chegue mais cedo no seu primeiro dia de regresso ao trabalho. Além de estar a adiantar-se aos seus colegas fica com mais tempo para conseguir planear o seu dia e para ajustar-se à rotina. Encare o regresso como uma oportunidade para atingir os seus objectivos e ter novas motivações: foque-se no presente e nas coisas mais importantes para este ano.

  1. Comece por tarefas simples

Não tente resolver tudo no primeiro dia de trabalho. Estabeleça prioridades e trabalhe com calma, se for possível. Se for possível, deixe as tarefas mais complicadas e as negociações de novos Projectos para os dias seguintes ( se for este o seu caso).

  1. Ponha as suas ideias em acção

Foque-se no futuro. Encare o regresso como uma oportunidade para atingir os seus objectivos e ter novas motivações. Se sente que as suas férias foram o momento ideal para recarregar baterias, está na altura de pegar nas ideias que tem na cabeça para os próximos tempos e torná-las realidade. Tenha uma reunião com os seus chefes de forma a mostrar-lhes aquilo que quer realizar ou alterar no seu plano de trabalhos.

  1. Ajuste o seu de sono

É normal existir uma alteração nos seus padrões de sono pois nas férias tem mais tempo para dormir.  Nos dias anteriores ao regresso do trabalho tente deitar-se e acordar mais cedo de forma progressiva, para se habituar ao novo horário bem como ás novas rotinas. Algumas dicas não servem para algumas profissões, outras dá para adaptar. Esperamos que sejam dicas úteis, se tiver outras podem nos sugerir!


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço