13 Dicas para Parar de Desperdiçar Tempo

23 de Dezembro, 2020 | por Cláudia Oliveira

Costuma sentir que os dias passam a correr e não lhe sobra tempo para fazer as atividades que realmente importam para si? Então temos 13 dicas para o ajudar a deixar de desperdiçar o seu tempo e a poupá-lo para o que realmente importa.

Grande parte das pessoas queixa-se de falta de tempo no seu dia a dia. A verdade é que todos nós temos as mesmas 24 horas por dia, cabe a cada decidir onde investir ou desperdiçar esse tempo.

Embora possa achar que não tem como evitar certas rotinas e tarefas que o ocupam, saiba que existem alguns comportamentos que podem fazer toda a diferença na gestão do seu tempo. Quanto tempo passa a falar ao telemóvel? E a consultar as redes sociais? Costuma planear a sua semana? Hábitos como estes podem fazer toda a diferença no tempo que lhe vai sobrar no final do dia.

Para o ajudar, reunimos 13 dicas para aprender a manter a organização, evitar alguns hábitos e guardar tempo para si:

  1. Planeie a sua semana de trabalho. Isto é especialmente importante se trabalhar por conta própria. Reserve um dia da semana para fazer esse planeamento e organize as tarefas por dia. Assim, não só evita perder tempo a pensar diariamente o que tem que fazer, como mais facilmente cumpre o seu horário de trabalho.

  2. Afirme uma posição junto da entidade empregadora. Ou seja, reforce que tem uma vida para além do emprego e que não pode sair sempre tarde do trabalho.

  3. Evite tudo o que lhe rouba o “foco” enquanto estiver a trabalhar ou fazer algo importante: telemóvel, televisão, barulho exterior…e até mesmo algumas pessoas, se for necessário.

  4. Deixe de atender todas as chamadas “não urgentes”. Não esteja sempre disponível para falar ao telefone durante muito tempo.

  5. Evite as pessoas que o ocupam sem uma necessidade específica. Mesmo que isso exija uma conversa mais séria com a pessoa em causa. O nosso conselho não é para deixar de conviver, mas sim para definir momentos para isso, evitando ocupar-se com outras pessoas durante o seu horário de trabalho, por exemplo.

  6. Tem que cozinhar todos os dias para si ou para a sua família? Faça um plano semanal das refeições. 

  7. Escolha os melhores horários para ir às compras ou tratar de algum assunto importante. Se tem disponibilidade para isso, evite ir às compras aos fins de semana pois existe maior concentração de pessoas, o que normalmente significa mais filas e mais tempo de espera. Leve a sua lista de compras.

  8. Tem filhos? Organize os horários das atividades de cada um. Um bom plano semanal vai ajudá-lo a manter a organização.

  9. Controle o tempo que passa nas Redes Sociais. Nas aplicações como o Instagram, é possível ver quanto tempo em média passa na rede social. Pode parecer algo “inofensivo” mas acredite que isso lhe pode fazer desperdiçar muito tempo.

  10. Use a tecnologia a seu favor: cronómetros ou aplicações móveis podem ser úteis para o ajudar a estar focado durante um espaço de tempo ou mesmo para o avisar que já gastou tempo a mais.

  11. Seja proativo: não adie as suas tarefas ou problemas, resolva-os na hora.

  12. Aprenda a dizer “Não”. Se estiver sempre disponível, para tudo e todos, o seu dia a dia por tornar-se uma verdadeira corrida contra o tempo.

  13. Por último, pense em si e no que gosta de fazer. Ao reservar tempo para si, também está a investir nas outras tarefas. Porquê? Porque isso vai ajudá-lo a ter mais motivação e energia para cumprir os objetivos diários a que se compromete. Se estiver sempre cansado e desmotivado, vai demorar mais tempo a realizar as tarefas. Ou seja, mais tempo desperdiçado.

Embora estas dicas lhe possam soar a algo complicado, especialmente quando o assunto é “evitar pessoas”, o que é certo é que o seu tempo merece esse esforço. Comece pelas dicas mais simples e vá acrescentando outras à medida que vai percebendo se estão a funcionar.

Olhe para o seu tempo como olha para o seu dinheiro. Não gaste onde não é necessário!

_

Leia também: 6 Dicas para alcançar o Sucesso Profissional em 2021


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Deixe o seu comentário

Calculadora de Taxa de Esforço

 

NO POPUP AVAILABLE!!