11 dicas para ser mais produtivo

21 de Novembro, 2016 | por CFinanceiro

O sonho de qualquer empresa ou de qualquer profissional individual é conseguir ser mais produtivo, pois desta forma vai ser possível aumentar os ganhos. No entanto, por vezes não é muito fácil aumentar a produtividade, por exemplo se trabalharmos a partir de casa ou remotamente a partir de qualquer outro sítio.

Pode não se acreditar mas trabalhar em casa ou remotamente é cada vez mais popular em todo mundo, surgindo cada vez mais nómades digitais.

11 dicas para ser mais produtivo

Definir um plano de trabalho
É importante que no início de cada semana organize o seu trabalho de forma a conseguir planear e organizar da melhor forma a sua semana. Ao organizar a semana deverá ter em conta as prioridades de cada tarefa a executar, como também as tarefas que dependem uma das outras.
Eleger prioridades
Da mesma forma que define um plano de trabalho semanal deverá também eleger prioridades às suas tarefas, para desta forma conseguir organizar o seu dia-a-dia da melhor maneira.
Localizar falhas
É uma boa prática ir analisando semana após semana o seu plano de trabalho para ir localizando pequenas falhas, melhorando-as. Desta forma, conseguirá aos bocados melhorar o seu método de trabalho. Além disso, vai conseguir perceber quais as tarefas que precisa de mais tempo e quais são de mais fácil execução.
Um bom ambiente de trabalho
Quer trabalhe numa empresa quer trabalhe em casa deverá dar prioridade a um bom ambiente de trabalho, pois só assim conseguirá ser mais produtivo, evitando distrações. Além de um ambiente trabalho organizado, deve investir no conforto. Se vai dispensar algumas horas do seu dia-a-dia a trabalhar nele, deverá sentir-se confortável.
Elimine todas as distrações
Deverá procurar todas as distrações presentes no seu local de trabalho e eliminá-las de forma a distrair-se menos, e consequentemente aumentar a produtividade. Por exemplo deverá ter o email pessoal desligado, as redes sociais desligadas, chats, etc.
Defina as suas pausas
As pausas são essenciais para conseguir espairecer a cabeça durante o trabalho, por isso agende pequenas pausas de 10-15 minutos para conseguir recarregar energias ao longo do seu dia. Além de espairecer durante a pausa de trabalho, pode aproveitar para esticar as pernas ou tomar café.
Alimente-se corretamente
Manter uma alimentação saudável é imprescindível para manter um estilo de vida saudável e para manter uma boa produtividade no trabalho. Os seus índices de produtividade e concentração estão diretamente ligados com a sua alimentação.
Durma bem
Dormir aproximadamente 8 horas por dia deve ser a sua regra de ouro. Não adianta de nada estar noitada atrás de noitada a trabalhar, pois vai chegar a uma certa altura que não vai conseguir mais acompanhar esse ritmo. E, além de não ser boa estratégia para manter um elevado grau de produtividade, não é bom para a sua saúde.
Defina objetivos tanto imediatos como a longo prazo
Hoje em dia, quase todos os profissionais trabalham por objetivos. Uma boa estratégia é definir objetivos tanto imediatos como a longo prazo. Muitos profissionais sentem-se constantemente motivados ao trabalhar desta forma.
Aproveite o tempo livre
É muito importante que aproveite com qualidade o tempo livre. Nele poderá aproveitar para descansar, cultivar hobbies, passear com a família, entre outras coisas.
Bons materiais de trabalho
É importante que disponha de bons materiais de trabalho, de forma a não ter regularmente problemas afetando a produtividade do trabalho. Imagine que trabalha remotamente, uma boa conexão à Internet é indispensável para manter uma boa produtividade, caso contrário poderá afetar o seu trabalho. Da mesma forma que se trabalhar como designer deverá possuir um bom computador para garantir que todos os programas que vai usar correm sem qualquer tipo de problema.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

Uma resposta a “11 dicas para ser mais produtivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço