10 dicas de segurança para usar o seu netbanco

28 de Junho, 2018 | por CFinanceiro

O uso do netbanco tem crescido bastante nos últimos anos até por um incentivo cada vez maior dos próprios bancos, que assim podem diminuir os seus recursos humanos e para os clientes também é mais cómodo e fácil, a qualquer hora podem “ir” ao banco!

1- Preencha sempre o endereço do site do banco no seu navegador
Quando quer entrar no seu netbanco muitos utilizadores utilizam a pesquisa do google, isso é  muito perigoso, existem sites maliciosos que aparecem no topo da pesquisa Deve digitar o endereço na totalidade no seu navegador, mesmo quando lhe é sugerido o endereço recomendamos que o preencha na totalidade.
2- Verifique se a página inicia em https e se tem o símbolo de um cadeado no navegador
Verifique ao clicar no cadeado se o certificado segurança é válido. Embora hoje em dia já qualquer site possa utilizar um endereço https é sempre um “sinal” a verificar
3- Tenha o seu antivírus actualizado
Deve ter sempre o antivírus(há vários grátis) actualizado não só para aceder só seu netbanco mas é ainda mais recomendo quando o faz!
4- Não entre no seu netbanco em PC compartilhados
Evite a todo o custo utilizar computadores em Lan houses ou Cyber cafés os computadores pode ter um programas maliciosos de forma a captar os seus dados de acesso à conta.
5-  Jamais forneça a senha da sua conta a terceiros
Esta é básica, mas há pessoas que na sua boa fé o fazem. Os dados de acesso à sua conta são exclusivamente para uso pessoal e intransmissível
6- Nunca clique em links de e-mails “enviados” por bancos
O e-mail é o maior factor de risco dos utilizadores do netbanco, todos os dias recebemos emails de “falsos bancos” a pedir para actualizar os seus dados de acesso. Jamais clique nos links desses emails. Os bancos nunca enviam e-mails com anexos executáveis nem com links. Desconfie sempre e em ultimo caso entre directamente o endereço no seu navegador, nunca pelo link do email.
7- Encerre sempre a sessão no botão “Sair”
Quando terminar todas as transacções no netbanco é importante finalizar a sessão a maioria fecha apenas a janela e esquece de o fazer pela opção sair isso pode colocar em risco a sua conta bancária
8- Altere a sua password com frequência
Deve trocar a password da sua conta pelo menos a cada 6 meses. Sempre que faça alguma coisa que possa comprometer a segurança dos seus dados, altere de imediato a sua password. Imagine por exemplo que teve de entrar na sua conta em algum lugar público e desconfia que alguém estava ver a escrever os seus dados, ou desconfia que estavam filmar, etc… altere de imediato a password, na dúvida não hesite, para sua própria segurança!
9- Não use passwords fáceis de descobrir
Não use passwords do tipo 1234, 1111 ou datas de aniversário, essas passwords são fáceis de serem descobertas. Escolha passwords difíceis de descobrir e de preferência que não tenham qualquer relação consigo.
10- Cuidado com os plugins e extensões que tem no seu navegador
Tenha atenção aos plugins e extensões que tem no seu navegador. Os plugins e as extensões podem ter programas maliciosos que filmam o seu ecrã secretamente ou que copiam as informações que digita nos sites dos bancos quanto menos extensões no navegador melhor
Utilizar o netbanco é seguro mas convém ficarmos atento e usar estas dicas. Se usar estas dicas nunca terá problemas de segurança com o seu netbanco.


Partilhe este artigo

Facebook Twitter Email LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram

1108 Visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Calculadora de Taxa de Esforço