Vantagens e desvantagens de ter o próprio negócio

Constituir uma empresa e começar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, mas é algo que, com espírito empreendedor, empenho e muita dedicação, pode ser levado a bom porto!

Está desempregado e/ou cansado de trabalhar para concretizar os sonhos de outros, quer passar mais tempo com a família? São várias as motivações que nos levam a querer abrir o próprio negocio! Saiba quais as vantagens e desvantagens de ter o próprio negocio.

As vantagens de ter o próprio negócio

Autonomia para trabalhar e fazer os próprios horários

A grande vantagem em ter o próprio negócio é ser chefe de si mesmo. Com o próprio negócio pode fazer os seus próprios horários, tem o poder de decisão relativamente ao desempenho de trabalhos e de marcação de reuniões e encontros.

Trabalhar a partir de casa

Dependendo das áreas de negócio, pode até conseguir trabalhar em casa, o que lhe traz vantagens de diminuição de custos e de flexibilidade. E em muitos casos estar mais tempo com a família, o que em muitos casos é a maior motivação para criar o próprio negocio!

Fazer aquilo que gosta

Fazer aquilo que se gosta hoje em dia numa sociedade “formatada” pela exigência e rapidez, quer na execução de trabalho, quer nos objectivos, é uma bênção que não está ao alcance de todos.

Ganhar mais dinheiro

Ganhar dinheiro é determinante para quem opta por investir no próprio negócio . Satisfação e realização é importante mas se a sua empresa não gerar lucros, não sobrevive. O lucro é prerrogativa inerente aos negócios. E os ganhos da empresa, claro, são os seus ganhos também.

Além da realização pessoal, também contará com o respeito dos outros e contribuirá para o desenvolvimento económico do país.

Escolher a equipa de trabalho

Escolher com quem trabalha é também uma grande vantagem. Escolher a sua própria equipa de trabalho, em vez de ser obrigado a trabalhar com quem não quer. Escolher uma boa equipa de trabalho é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Hipóteses de crescimento

Trabalhar por conta de outrem, está dependente de vários condicionalismos para evoluir na carreira. Enquanto empreendedor, está mais dependente de si fazer essa evolução.

Oportunidade de mudança ou venda

Um bom negócio suscita o interesse de investidores, pode vender a sua empresa por um valor que ache justo. Pode depois começar um novo negócio ou apenas se reformar!

2 thoughts on “Vantagens e desvantagens de ter o próprio negócio

Deixar uma resposta