Portugal: paga-se o mesmo pelo seguro e juros na prestação da casa

Portugal: paga-se o mesmo pelo seguro e juros na prestação da casa

Quando pede um empréstimo para comprar uma casa, a subscrição dos seguros de vida e multi-riscos é obrigatório. Neste momento, 3,9 milhões de portugueses, que correspondem a 45,8% da população do continente, já possuem o seguro habitação. Contudo, como os valores atuais da Euribor estão nos mínimos, o valor que é pago em juros pelo financiamento é o mesmo que o encargo gasto com os seguros.

Segundo o INE – Instituto Nacional de Estatísticas – o valor médio da prestação do crédito à habitação esteve nos 238 euros, em Abril, onde apenas 49€ são indicativos dos juros, ou seja, cerca de 20,6% do total da prestação.

O Jornal de Negócios afirma mesmo que o valor pago pelos juros do empréstimo à habitação nunca foi esteve tão baixo em Portugal. O valor do seguro de vida considera devedores de 35 anos e, normalmente, o prémio vai sofrendo agravamento com o avançar da idade. Já no multi-riscos é considerado o valor total em dívida do financiamento e, depois, o valor é ajustado de acordo com a descida do capital em dívida.

O que protegem os seguros obrigatórios no crédito à habitação?

O seguro de vida é muito importante, pois assegura o pagamento de parte, ou até mesmo na sua totalidade, do financiamento em casa de morte ou incapacidade permanente de um dos devedores. Já o multi-riscos é um seguro que diz respeito à proteção do imóvel. Em Abril de 2016, segundo o estudo “Basef Seguros da Marktest” o seguro habitação tinha 3.918 mil possuidores. Este valor corresponde a 45,8% da população do continente, com mais de 15 anos de idade.

Apesar de todas oscilações que existem neste mercado, a idade e a ocupação são as variáveis que têm maior influência no processo. Além disso, a classe social também é importante, embora o género e a região não serem grandes diferenças assinaláveis.

Os indivíduos entre os 35 e 54 anos de idade, são o grupo da população do país, onde a subscrição do seguro habitação está acima da média. Este grupo é constituído, na sua grande maioria, por quadros médios e superiores e técnicos especializados/pequenos proprietários.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.