O que significa ter o nome no Banco de Portugal?

É muito comum ouvir a expressão que alguém tem “ o nome no Banco de Portugal”. O Banco de Portugal tem um sistema designado de Central de Responsabilidades de crédito (CRC) onde regista os créditos concedidos por Instituições Financeiras a particulares e empresas. A Instituição Financeira tem o dever de comunicar ao Banco de Portugal a informação relativa a esses créditos, a qual é atualizada mensalmente.

Qualquer pessoa ou empresa pode, através do site da internet do Banco de Portugal obter o seu mapa de responsabilidades de crédito, o qual contém toda a informação relativa aos créditos que contraiu: a entidade bancária, o montante em dívida, a finalidade do empréstimo (se é um crédito à habitação, crédito automóvel, crédito pessoal, cartão de crédito, etc…), e sobretudo, a situação do crédito.

O objetivo da Central de Responsabilidades de crédito é obter a informação sobre o risco de incumprimento de cada particular ou empresa.

Esta informação pode ser muito relevante para as instituições financeiras na hora de tomar a decisão de conceder crédito ou não, uma vez que, se constar do mapa de responsabilidades algum incumprimento, muito dificilmente, esse particular ou empresa conseguirá aceder ao crédito. O próprio devedor pode ter uma melhor ideia da situação.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.