Natal – Dicas para não gastar muito dinheiro

Normalmente começa-se a planear os presentes de Natal com antecedência para ser possível economizar algum dinheiro, e para não deixar a correria pelos presentes para a véspera. Contudo, por vezes gastar pouco dinheiro nesta época não é nada fácil. Com o Natal aproximar-se e a crise instaurada na carteira dos portugueses, vamos deixar algumas dicas para não gastar muito dinheiro no Natal.

Além de dicas para não gastar muito dinheiro quando for às compras, vamos deixar algumas dicas para não gastar muito dinheiro na árvore de Natal e na decoração lá de casa.

Árvore de Natal e decoração

O primeiro conselho vai para a árvore de Natal e para a decoração lá de casa. Em vez de comprar uma árvore de Natal diferente todos os anos ou mudar constantemente a decoração lá de casa nesta época natalícia, comece a guardar de ano para ano. Desta forma, além de poder fazer pequenos ajustes ou pequenas melhorias, vai poupar algum dinheiro.

Desejar bom Natal

Nesta altura do ano, é normal, telefonar aos amigos e familiares ou mandar mensagens a desejar boas festas. Em vez de usar o seu saldo para esses telefonemas ou mensagens, use a Internet (por exemplo as redes sociais). Contudo, se prefere à moda antiga, procure as horas mais económicas do seu tarifário.

Poupe dinheiro no papel de embrulho

Em vez de usar os papéis de embrulho usuais, opte por embrulhar os seus presentes em papel de revista ou jornais. Apesar de ser pouco usual, o resultado final é divertido. No entanto, se prefere os seus presentes embrulhados em papel de embrulho, aconselhamos a procurar fazer as suas compras nas grandes superfícies, pois estas muitas vezes oferecem o embrulho.

Comece a poupar para o Natal de um ano para o outro

Quanto mais cedo começar a poupar mais dinheiro conseguirá juntar. Retire um pequena quantia por mês dos seus rendimentos para guardar para esta época natalícia, pois é uma quadra onde se gasta algum dinheiro e os preços tendem a ser inflacionados.

Faça uma lista dos presentes que vai oferecer

Uma boa estratégia de organização é fazer uma lista das pessoas que vai oferecer um presente e das hipóteses de presentes para cada uma dessas pessoas. Poderá escrever mais que uma hipótese como presente, para existir alguma possibilidade de escolha no momento da compra. Desta forma, poderá jogar com os preços. Se conseguir fazer esta lista com algum tempo de antecedência, vai permitir que ande mais tempo à procura do presente conseguindo encontrar um melhor preço.

Não leve cartão de crédito

A estratégia mais básica para quando vai comprar presentes é nunca levar o cartão de crédito. Opte sempre por efetuar as suas compras com dinheiro, pois desta forma não vai gastar mais do que o seu orçamento o permite.

Escolha a que festas/jantares de Natal ir

O mês de Dezembro é dramático em termos de festas e/ou jantares de Natal. Escolha muito bem quais eventos deve aderir pois se for a todos poderá ser um rombo no seu orçamento. Por exemplo, se têm o jantar de Natal da sua empresa e também o jantar de Natal do seu grupo de amigos da empresa, poderá optar apenas por ir ao jantar de Natal da empresa, visto que o seu grupo de amigos também vai marcar presença.

Esteja atento à Internet e Flyers

Nesta altura do ano muitas lojas ou marcas fazem descontos de um dia ou de um fim-de-semana. Por isso, esteja muito atento às promoções quer na Internet quer nos flyers que vai encontrando pela rua.

Evite fazer compras na véspera de Natal

Fazer compras na véspera de Natal é um grande erro. Vai estar stressado por faltar algum presente e pode cair no erro de comprar um presente mais caro do que devia só porque simplesmente ainda falta um presente.

Deixamos aqui algumas dicas para presentes.

Deixar uma resposta