Comprar carro novo ou usado?

Comprar carro novo ou usado?
Quando se está à procura de um carro, seja para primeiro investimento ou para trocar pelo seu atual carro, uma das principais dúvidas que se coloca é, se se deve comprar um carro novo ou usado. Para fazer a escolha acertada, é necessário fazer um balanço entre as vantagens e desvantagens. Neste artigo, é isso mesmo que procuramos. Vamos tentar simplificar essas dúvidas, de forma a poder realizar o melhor negócio para si, consoante as suas possibilidades e aquilo que pretende.

Vantagens e Desvantagens de comprar carro novo

Nos dias que correm, ao comprar um carro novo, quase que o pode moldar ao jeito que mais deseja, havendo flexibilidade para introduzir os extras que pretende, a cor, acessórios, etc. Sendo assim, o comprador tem total segurança naquilo em que está a investir, tendo a certeza que o automóvel não terá nenhum desgaste ou problema mecânico pois, vindo diretamente da fábrica, todas as componentes do carro estão a 100%, deixando o comprador sem preocupações iniciais em relação a este assunto. Para além disto, ao adquirir um carro novo, poderá salvaguardar qualquer tipo de avaria, estrago ou manutenções necessárias, negociando diretamente com os fabricantes as garantias propostas.

A principal desvantagem de comprar um automóvel novo é o preço ser mais alto, não esquecendo que com a constante atualização dos modelos, estes ficam cada vez mais com um valor maia elevado. É certo que o preço a pagar por um carro novinho, a estrear, é maior do que comprar um carro, do mesmo modelo, já usado. Como tal, todo o cuidado será maior, mas, em contrapartida, viverá muito mais angustiado em relação a eventuais acidentes ou avarias. Outra grande desvantagem de comprar um carro novo é o facto de este sofrer uma maior desvalorização no primeiro ano. Mal coloca a matricula, o valor do seu automóvel começa logo a descer

Como cancelar o seguro automóvel com a maior rapidez possível

Vantagens/Desvantagens de comprar carro usado

Por outro lado, tendo em conta a crise que enfrentamos, comprar um carro usado pode ser uma boa oportunidade de negócio para quem tem menos possibilidades. Sendo usado, este sofre uma desvalorização menor que um carro novo, sendo o primeiro ano o que contribui para essa mesma desvalorização. Posto isto, pode-se dizer que muitas vezes consegue comprar um carro usado de melhor qualidade do que um carro novo, pelo mesmo preço. Quando pretende comprar um carro usado, muitos bancos não costumam fazer empréstimos para esse efeito e, quando o fazem, tendem a exercer taxas de juros mais elevadas. Dependendo sempre do negocio, poderá estar perante um automóvel com garantia limitada. Outro ponto de referir é o facto de, como o carro pertenceu a outra pessoa, não encontrar um modelo exatamente como deseja, havendo ainda a hipótese de, posteriormente, encontrar algum problema não percetível à primeira vista. Por último e não menos importante, um carro usado terá uma rotação maior do que um carro novo, o que trará desgastes mais rapidamente, o que, por seu turno, levará a maiores custos de manutenção.

Partindo desta análise de vantagens e desvantagens, a decisão de comprar um carro novo ou usado já parte de pessoa para pessoa. Tem de ter sempre em conta outros fatores, como por exemplo, aquilo que pretende num carro, qual será o automóvel mais indicado para a sua família ou para si próprio e o valor que está disposto a gastar. Nunca esquecendo que ao comprar um carro, seja ele novo ou usado, está a fazer uma compra que trará gastos futuro, isto é, até pode comprar um automóvel mais barato, mas, posteriormente, poderá ter de gastar mais dinheiro na sua manutenção.

Deixar uma resposta