Como será cobrada a sobretaxa no IRS

Escrito por Conselhos do Consultor

20.11.12

}
1 min de leitura


Desce a sobretaxa, sobe o IRS nos escalões mais altos. A sobretaxa sobre o IRS baixa de 4% para 3,5% (e volta aos valores aplicados em 2011 no Natal) e, será criado um contributo adicional de solidariedade para rendimentos mais elevados, na parte que excede 250 mil euros.
Na primeira parte desta equação, o impacto é reduzido para os casais e mais expressivo para os contribuintes solteiros: um casal com um rendimento agregado de 20 mil euros vai poupar 11 euros por ano com esta descida. Já um solteiro que ganhe 20 mil euros poupa por ano 45 euros, passando a pagar 318,71 euros só em sobretaxa.
À medida que os rendimentos sobem a poupança é, obviamente, maior. Um casal com um rendimento agregado de 40 mil euros (duas pessoas, um só titular no IRS) poupa 110,1 euros por ano, continuando a parte 770,7 euros só nesta fatia de IRS. Convém lembrar que o imposto em 2013 sobe por duas vias: há uma alteração de escalões que penaliza as classes médias e haverá, depois, uma sobretaxa cobrada mensalmente (de 3,5%).

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *