As 10 profissões do futuro para nós!

As 10 profissões do futuro para nós!

Numa altura que toda a Europa se queixe de uma crise sem fim, de sanções e mais sanções, será boa ideia elegermos as 10 profissões do futuro, para nós! Além disso, pretendemos tirar algumas dúvidas para todos os jovens que ainda não decidiram o que vão seguir assim que terminarem o ensino secundário. A escolha do seu futuro é muito importante e é um passo gigante para a famosa vida dos adultos.

O mercado de trabalho está a mudar cada vez mais, de tal forma que as profissões que estavam no auge à uns anos já não são as mesmas que estão neste momento. E, espera-se que daqui a 10 anos as “melhores” profissões também não serão as mesmas de agora.

Neste artigo vai poder descobrir quais as melhores profissões, para um futuro próximo. As 10 profissões que vamos apresentar foram escolhidas com base no crescimento das áreas de atuação.

Vendas e Marketing

Até à bem pouco tempo, a área comercial era quase sempre garantida por uma equipa de profissionais não licenciada, no entanto cada vez mais as empresas apostam em profissionais devidamente licenciados.

O paradigma de quem vendia, vendia tudo, deixou de existir. Hoje em dia, com o aparecimento em massa das redes sociais, o marketing digital ganhou uma dimensão muito grande.

Hotelaria e Turismo

Mesmo com a crise, o turismo continua a crescer exponencialmente em várias zonas do nosso país e da Europa. Segundo estudos do INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2015, o mercado hoteleiro cresceu cerca de 8%. Por isso, hotelaria e turismo poderá ser uma excelente aposta.

Cada vez mais, as pessoas marcam tudo online, no entanto continuam a valorizar a qualidade do atendimento.

Recursos Humanos

Todas as empresas ou quase todas necessitam de profissionais especializados em recursos humanos. Por isso, os anos avançam, mas os especialistas em recursos humanos continuam a ter um papel importantíssimo e ativo nas profissões do futuro.

Profissional de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, etc.)

A saúde é uma área de mercado imprescindível e muito importante, se calhar a mais importante. Todo o ser humano necessita que esta área continue com bons profissionais, boas instalações e boas condições para os pacientes serem recebidos da melhor maneira.

Cada vez mais nasce novos hospitais privados, ou seja, a saúde está cada vez mais em expansão, tendo ainda várias lacunas (falta de profissionais devidamente qualificados) em algumas áreas mais especializadas.

Investigador (Sectores de ponta)

Apesar da investigação ainda ser um sector com poucos profissionais, encontra-se em franca expansão. É complicado reter talentos nesta área profissional, pois a vida empresarial (e os salários mais atrativos) cativam mais os profissionais.

No entanto, áreas como a sustentabilidade ou engenharias ambientais e alimentares estão bem posicionadas e espera-se que nos próximos anos evoluam bastante.

Analista/gestor de créditos e risco

Muitas empresas enfrentam certas dificuldades financeiras e, para as conseguirem superar, necessitam de recorrer a créditos. Nada melhor que um profissional, devidamente formado, para estudar todos os riscos envolventes do negócio. O profissional deverá dominar as seguintes áreas: administração, economia, contabilidade e direito.

Professor freelancer

Com o crescimento das plataformas de ensino online, os professores freelancers serão uma crescente procura. Acredita-se que daqui a alguns anos os professores freelancers estarão muito na moda.

O mercado freelancer também continua em expansão, havendo cada vez mais profissionais neste regime, no entanto é preciso bons profissionais.

Engenheiro Informático

Os engenheiros informáticos, neste momento, têm grande procura no mercado de trabalho e espera-se que assim se mantenha. Com o crescimento das clouds, com o aparecimento dos carros autónomos e da realidade virtual, vai ser necessário mais profissionais nesta área.

Analista de informação e de segurança

A segurança é muito importante, por isso nada melhor que um especialista em análise de informação e segurança para a garantir. Estes profissionais devem ter uma formação muito rigorosa em sistemas e segurança para conseguirem cumprir com os seus deveres profissionais. A confidencialidade deste trabalho também deve ser tomada em conta.

Desenvolvedor de aplicações

O Android e o iOS vieram para ficar e rapidamente dominaram toda a indústria de smartphones. Existem milhares de aplicações espalhadas nas duas lojas (Google Play e Apple Store) e espera-se que nos próximos anos este número aumente exponencialmente.

Desenvolver aplicações para clientes ou para posterior venda poderá ser um mercado muito lucrativo.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.