7 dicas para melhorar o uso do seu cartão de crédito

Nos dias de hoje em que cada vez mais as pessoas usam os pagamentos electrónicos, e as transacções aumentam exponencialmente, o que leva a que os consumidores gastem cada vez mais dinheiro e muitas vezes gastando mesmo o que não têm, o cartão de crédito tornou se cada vez mais um “ amigo “ a que os consumidores recorrem para pagarem as suas contas e as suas compras.

Deixamos aqui 7 dicas que o vão ajudar a ter um maior controlo e o vão ajudar a utilizar de uma forma mais controlada o cartão de crédito.

1 – Prefira a taxa mais baixa

Se o seu objectivo para utilizar o cartão de crédito for para adquirir ou pagar quantias mais avultadas, por prestações, ou seja pagar de forma faseada, terá sempre de pagar juros.

Neste caso aconselhamos que tenha em atenção a TAEG (Taxa Anual Efectiva Global) e não a TAN (Taxa Anual Nominal), isto porque a TAEG reflecte o que vai efectivamente pagar incluindo anuidades e impostos

2 – Atenção aos juros

Os cartões de crédito podem oferecer financiamento gratuito entre 20 e 50 dias, mas isto desde que pague as despesas a 100%.

Se optar por pagar as despesas de forma repartida ou seja não saldar a totalidade do que gastou, fica sujeito ao pagamento de juros. Tenha atenção a esta situação pois os juros nestes cartões são mais elevados que os de um crédito pessoal ou mesmo do que os descobertos das contas á ordem.

Ou seja se usar o cartão de crédito pague sempre a 100% a totalidade do valor que utilizou, ou então vai verificar que aquela compra que fez não ficou assim tão barata quanto imaginava.

3 – Escolha cartões sem anuidade

Caso o seu objectivo seja pagar as compras que faz a 100%, opte sempre por um cartão que não obrigue ao pagamento de uma anuidade. Existem ainda cartões que oferecem um cash-Back, ou seja uma percentagem do valor das compras que faz são creditadas na sua conta.

 

4 – Tenha em atenção as compras na Internet

Apesar de serem muito úteis para as compras na Internet, é aqui que residem os maiores perigos relativamente aos cartões de crédito. Os piratas informáticos, gostam muito destas informações pessoais e dos dados destes cartões.

Desta forma tenha em atenção as seguintes informações, quando utilizar o cartão de crédito na internet, tenha em atenção, se a ligação começa por https:// e se surge o símbolo do cadeado junta da ligação.

Nunca introduza os dados se estiver a usar redes sem fios públicas e nunca introduza o código pessoal mais que uma vez, excepto se surgir uma mensagem a dizer que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida.

Experimente também usar o MBnet.

5 – Não faça levantamento no Multibanco

Os cartões de crédito são chamados assim porque efectivamente funcionam a crédito.

Desta forma não devemos fazer levantamentos no multibanco, porque estes levantamentos (cash-advance) implicam a utilização da conta-cartão, isto é estamos a utilizar crédito e não o dinheiro disponível na conta á ordem, e quando formos a fazer contas levantamos 20 euros e acabamos por pagar quase 30 euros, só em taxas e comissões.

Desta forme use o cartão de crédito apenas para fazer pagamentos e nunca para levantar dinheiro.

6 – Tenha em atenção os programas de fidelização

Todos os cartões oferecem programas de fidelização ou programas por pontos, mas verifique bem se estes planos são efectivamente uma mais-valia, porque por vezes atiram nos estas promoções e depois quando vamos fazer contas, ainda somos prejudicados, porque os custos são maiores que os benefícios. Imagine a título de exemplo, o seguinte, se utilizar o cartão vai receber um desconto de 50 Euros, mas por outro lado fica obrigado a pagar uma anuidade de 75 Euros, logo fica a perder.

 

7 – Confira os Extractos

Confira sempre os extractos mensais, pois dessa forma consegue verificar se houve alguma operação não autorizada e consegue ter um maior controlo sobre os gastos com o cartão. Pode ainda consultar os extractos na Internet no portal do Banco.

Deixar uma resposta