7 Dicas Para Gerir o Seu Tempo

 

 

1.Escreva o seu plano diário

Faça o seu plano de trabalho ou crie a sua agenda. Faça-o logo pela manhã ou então no dia anterior, esta será a melhor opção.Desta forma vai-lhe dar uma visão geral da sua carga de trabalho e analisar as tarefas que completou e quais as que ficaram pendentes. Crie uma ordem e estabeleça um tempo para cada uma delas. Assim tem menos probabilidade de falhar. É importante seguir á risca a ordem de trabalho, e se algo falhar tente reorganizar a sua agenda e definir uma nova ordem de trabalho.

2.Defina bem as suas prioridades

Quase sempre que preenchemos a nossa agenda colocamos uma lista equivalente a uma lista de supermercado e pensamos que está ali organizado o nosso dia. Errado!! Pois nem todas as tarefas a realizar têm a mesma importância. Quando estiver a fazer a sua lista defina quais os assuntos mais importantes a trabalhar. Por exemplo, Ir ao supermercado nunca será tão importante como uma reunião com um cliente que pretende fechar um negócio. Não se perca com assuntos que pouco podem aumentar a sua produtividade.

3.Dê uma recompensa a si mesmo

Conseguiu completar tudo aquilo que determinou? Boa! É sem dúvida uma vitória pessoal, pois significa que se organizou devidamente bem e foi produtivo. O passo a seguir é compensar-se a si próprio pela vitória, tipo como se fazem ás crianças quando tiram uma boa nota. Dê um presente a si próprio, passe um tempinho com a família, vá caminhar, tomar um café, tome um duche relaxado…algo que o faça feliz! Sinta-se com o dever cumprido e relaxe. Não caia na tentação de aproveitar para fazer mais tarefas que não estavam programadas. Não há mal nenhum em ter um tempinho só para si.

4.Discipline as interrupções

Estas quebram o ritmo do trabalho, tornando o nosso empenho menos eficiente e produtivo. Para isso dedique um tempo, por exemplo uma hora do dia para responder a interrupções como emails e telefonemas.

5.Conheça o seu Ritmo

 Quando está a fazer o seu plano diário precisa de ter em conta o seu ciclo de energia. Descubra como funciona o seu ritmo e oriente as tarefas consoante a energia. Por exemplo, se a sua energia de manhã é reduzida, deixe as atividades menos exigentes para essa parte do dia como por exemplo responder aos emails e telefonemas.

6.Cumpra o “COFFEE BREAK”

 Mesmo que esteja com a agenda lotada ou com um assunto importantíssimo não deixe de fazer uma pausa/ coffee break, é preciso e é importante recuperar energia. Não é bom estar activo desde de manhã á noite. Planeie pausas de 15 minutos de duas em duas horas para relaxar e parar por alguns momentos. Ninguém trabalha no seu melhor se não parar. As pausas são mesmo necessárias para recuperamos a nossa concentração e a nossa produtividade.

7.Usufrua dos transportes públicos

 Se o seu trabalho é no centro de uma cidade com uma boa rede de transportes públicos, porque não começar a tirar partido dessa vantagem. Se for possível, vá de metro, comboio ou autocarro, poupa tempo, dinheiro e paciência (no trânsito, e depois a procurar um lugar para estacionar), e também ajuda o ambiente, além de optimizar a sua eficiência. Mesmo que não goste de transportes públicos faça um esforço pois vai rentabilizar o seu tempo.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.