7 “bitcoins” que deve acompanhar em 2018

MarketWatch photo illustration/iStockphoto

Os analistas escolheram as rivais da bitcoin a explorar neste momento: Litecoin, Monero, Neo, Cardano, Ripple, Iota e Bitcoin Cash

Uma bolha gigante? Uma mania passageira? Uma fraude?

O que quer que os céticos queiram chamar à bitcoin, os seus resultados continuam a atordoar aqueles que a odeiam e a enriquecer os “cripto-crentes”.

O medo de perder pode ter uma influência poderosa – e perigosa – em decisões financeiras. E está a desenvolver-se, uma vez que aqueles que perderam a potente onda da moeda digital estão a procurar freneticamente a próxima bitcoin – ou algo ainda melhor.

Mas será que isso sequer existe ou vale o risco em investir?

Enquanto está extremamente otimista no que virá para a bitcoin, George Tung, co-fundador de Cryptos R Us e veterano no investimento em criptomoedas, afirma que ainda há oportunidades lucrativas em moedas menos conhecidas.

“Iremos conhecer outra moeda com um valor de mercado que exceda a bitcoin?, perguntou. “Sim, acredito que é absolutamente possível dentro dos próximos três a cinco anos.”

Hitesh Malviya, o cripto-consultor atrás de ItsBlockchain.com, refere que é na bitcoin que se deve apostar durante as explosões otimistas tal como a que estamos a ver neste momento, mas, a longo prazo, os grandes ganhos em criptomoedass estão em todo o lado.

“A indústria alternativa é nova e irá levar alguns anos a tornar-se uma tendência,” disse, acrescentando “podemos ver 10 vezes mais ganhos – tal como na bitcoin este ano, em muitas moedas alternativas (as altcoins).“

Leia Também: COMO COMPRAR BITCOINS OU OUTRA CRIPTOMOEDA PASSO-A-PASSO

 

Mas com mais de 1300 moedas alternativas – basicamente qualquer moeda digital que não a bitcoin – por onde escolher, não é fácil encontrar potenciais vencedoras. Tung usa um filtro de quatro partes para determinar quais as altcoins que merecem um investidor.

  1. Estude a equipa. “De onde vêm? Estiveram envolvidos com outras criptomoedas antes? São apoiados por alguém e que tipo de experiência trazem? As altcoins que tiveram sucesso e que têm os maiores valores de mercado têm as equipas mais comprovadas.”
  2. Observe o porquê. “Qual é a sua utilidade? Estão a tentar resolver um problema que não precisa de ser resolvido? Algumas altcoins que surgem são simplesmente ridículas.”
  3. Determine em que ponto do processo estão. “Olho para o percurso das altcoins e vejo o que desenvolveram. Têm uma rede de testes ou uma versão experimental? Haverá o lançamento de novas definições? Há bifurcações a caminho nos protocolos?”
  4. Estimar a avaliação. “Uma vez que as altcoins são injetadas ou vazias, olho para a avaliação atual de mercado e vejo se elas estão bem avaliadas. Muitas das altcoins estão sobrestimadas e eu tendo a ficar longe delas.”

 

Litecoin (LTC)

Valor de mercado: 17.78 biliões de dólares (€15.12 biliões de euros)

Performance em 2017, a 11 de Dezembro: +4,800%

Criador: Antigo funcionário do Google (e agora uma estrela no cripto-universo) Charlie Lee

Os pormenores: Litecoin foi descrita como sendo a prata para o ouro que é a bitcoin.

Onde Comprar: Coinbase e Binance
Criada por Lee em 2011, é anunciada como a alternativa da bitcoin. Sem se tornar muito instável, Lee visou encurtar o tempo exigido para confirmar transações e ajustar a forma como a bitcoin estava a ser analisada para assegurar que ninguém podia participar. “A minha visão era que as pessoas usassem Litecoin todos os dias para fazer compras. Seria o método de pagamento escolhido,“ disse Lee.

Litecoin tem também o intuito de criar mais moedas – tem um limite de 84 milhões de moedas, contra os 21 milhões de bitcoin. Circulam atualmente cerca de 54 milhões de moedas, contra os atuais 16,7 milhões de bitcoin em circulação.

 

MONERO (XMR)

Valor de mercado: 4.84 biliões de dólares (4.11 biliões de euros)

Performance em 2017: +1.930%

Criador: Tal como em bitcoin, o criador de Monero é anónimo

Os pormenores: O encanto de Monero? Anonimato. Com Monero, os detalhes de cada transação, incluindo o remetente, recetor e tamanho são gravados num registo público, mas são ofuscados para os tornar despercebidos. Use Monero, e, em teoria, não há forma de se unir os pontos entre o remetente, o recetor e o tamanho da transação.

Onde Comprar: Binance

Parece uma moeda apelativa para os ciber-criminosos? E é. Os hackers por trás do incidente de ransomware (malware que restringe o acesso ao sistema infetado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso seja reestabelecido) Wannacry, que infetou 230,000 computadores com Microsoft Windows, exigiu pagamentos em Monero.

Dito isto, há muitos mais casos de hackers que exigiram bitcoins e os financiadores de Monero afirmam que o grande uso da moeda não é ilícito. Isto apelaria, dizem, a empresas que queiram movimentar o seu dinheiro sem que os concorrentes tenham conhecimento, ou para alguém que simplesmente não queira que as suas contas e transações sejam públicas, tal como alguém que faz negócios num país estrangeiro e que não se quer tornar um alvo.

Monero assumiu recentemente que 45 músicos, incluindo Lana Del Rey, Sia e Dolly Parton, aceitarão Monero. Muitos até farão descontos àqueles que paguem com Monero.

Há cerca de 15,5 milhões de XMR em circulação, e, tal como bitcoin e Litecoin, Monero não tem um fornecimento de moeda fixo.

 

NEO

Valor de mercado: 2.6 biliões de dólares (2.21 biliões de euros)

Performance em 2017: +24.685%

Criador: Da Hongfei, CEO de Onchain e propagandista de blockchain (protocolo de confiança) na China, em conjunto com o co-fundador Erik Zhang

Os pormenores: Tung prevê que Neo, apelidado de “Ethereum of China”, irá explodir se a China aliviar a sua posição em ICOs (initial coin offering – oferta inicial de moeda) e bitcoin. Ethereum é o claro número 2 atrás da bitcoin, em termos de valor de mercado, com 61 biliões de dólares. Neo tem obviamente muito para desenvolver.

Onde Comprar: Binance

O fundador Da Hongfei foi recentemente à CNBC para acalmar os ânimos sobre as criptomoedas. “Diria que há uma bolha nesta indústria, mas diria que está tudo bem. Todas as indústrias são revolucionárias – irreversivelmente haverá bolhas, tal como no comboio ou no carro.” Neo existe desde 2014, quando se chamava “Antshares”. E sim, mudou de nome para fazer referência ao Matrix.

O fornecimento em circulação de NEO é atualmente de 65 milhões, num total de 100 milhões de moedas.

 

Cardano (Ada)

Valor de mercado: 3.06 biliões de dólares (2.60 biliões de euros)

Performance em 2017 (desde o início do mercado em Outubro): +406%

Criador: O programador de blockchain Input Output Hong Kong (IOHK)

Os pormenores: Tung acredita que “esta plataforma da próxima geração tem a equipa certa, a dedicação e o dinheiro para criar o concorrente de Ethereum.”

Onde Comprar: Binance

O blockchain Cardano foi lançado há uns meses e explodiu com lucros elevadíssimos da sua moeda, chamada Ada. Em Novembro, entrou para o top 10 de criptomoedas em termos de valor de mercado. Na última observação já tinha caído para 13º.

O projeto começou em 2015 e declarou-se como a primeira rede blockchain apoiada por uma “filosofia científica” e construída por líderes académicos e engenheiros através de pesquisa por pares.

Apesar de relativamente desconhecida, Cardano é expressiva em transações privadas e na resposta às necessidades dos reguladores, tornando-a superior na adesão em massa. O seu CEO, Charles Hoskinson, diz que Cardano derruba problemas de “sustentabilidade, interoperabilidade e dimensionalidade”, para que a criptomoeda possa passar de uma “novidade engraçada” para algo usado por milhões de pessoas e que interage com sistemas de legalidade financeira. A estrutura de Cardano ainda está nas etapas iniciais (ao que a equipa se refere por “era da alavanca”), e a próxima fase no seu percurso está prevista ser lançada no terceiro trimestre de 2018. Isso quer dizer que a sua estrutura ainda está a ser desenvolvida e que deve levar algum tempo para alcançar a plataforma de contratos inteligentes totalmente desenvolvida que os seus líderes idealizam.

Cerca de 26 biliões, num máximo de 45 biliões de moedas, estão atualmente em circulação.

 

Ripple (XRP)

Valor de mercado: 11.22 biliões de dólares (9.54 biliões de euros)

Performance em 2017 (desde o início do mercado em Outubro): +3,803%

Criador: Programador web Ryan Fugger, empresário Chris Larsen e programador Jed McCaleb

Os pormenores: Os antigos programadores da bitcoin lançaram a empresa de software Ripple, em 2012, e a sua moeda digital, XRP, é considerada por algumas indústria como o sucessor lógico da bitcoin.

Onde Comprar: Binance

O New York Times descreveu Ripple como “um cruzamento entre Western Union e um câmbio monetário, sem as taxas pesadas” porque não é só uma moeda, mas também um sistema em que todas as moedas, incluindo a bitcoin, podem ser cambiadas. “Ripple liga os bancos, provedores de pagamento, trocas de ativos digitais e empresariais via RippleNet para fornecer uma experiência sem fricção ao enviar dinheiro globalmente”, explicam os seus criadores.

Ripple licenciou a sua tecnologia blockchain em mais de 100 bancos. E um novo fundo de cobertura anunciou recentemente que seria estipulado em XRP. O seu CEO disse recentemente à Fortune: “Não somos anti bancos, não somos anti governo, não somos anti moeda escritural. Por um tempo, houve a confiança de que deveríamos manter-nos com os elementos mais libertários da criptomoeda.”

O fornecimento corrente de XRP é atualmente de 38.7 biliões num fornecimento máximo de 100 biliões… que é MUITO mais do que o resto dos criptos nesta lista.

 

Iota (MIOTA)

Valor de mercado: 12.66 biliões de dólares (10.77 biliões de euros)

Performance em 2017 (desde o início do mercado em Junho): +623%

Criador: David Sønstebø, Sergey Ivancheglo, Dominik Schiener e Dr. Serguei Popov, uma equipa de empresários, matemáticos e programadores

Os pormenores: O maior chamariz de Iota é que não tem taxas de câmbio, mineiros ou blocks. Por cada transação que faz, o poder de processamento é usado para validar duas outras transações, tornando cada dono de Iota também um “mineiro”.

Onde Comprar: Binance

Essencialmente, Iota foca-se em tornar-se a espinha dorsal dos pagamentos seguros máquina-a-máquina na economia da Internet das Coisas e é única, sendo aclamada como a primeira criptomoeda criada sem o uso de um blockchain. Em vez disso, baseia-se num sistema de registo de transações chamado “The Tangle” (“O Enredo”), uma inovação que é creditada para permitir que Iota alcance os três maiores marcos da criptomoeda: transações custo-zero, transações offline e dimensionalidade.

A notícia da parceria com a Microsoft deu um grande estímulo e impulsionou-a para o top das moedas mais valiosas.

O fornecimento máximo da MIOTA é abaixo dos 2.8 biliões e o fornecimento máximo está atualmente em circulação.

 

Bitcoin Cash

Valor de mercado: 26.1 biliões de dólares (22.21 biliões de euros)

Performance em 2017 (desde o início do mercado em Julho): +245%

Criador: Equipa que bifurcou a bitcoin

Os pormenores: Bitcoin Cash está entre as criptomoedas mais recentes, desenvolvida em Agosto de 2017 como uma bifurcação da bitcoin. E o que é? Basicamente uma nova versão da bitcoin que é incompatível com a própria bitcoin.

Onde Comprar: Binance

Bitcoin Cash foi criada por alguns utilizadores frustrados com as taxas elevadas e o tempo de processamento moroso. Como Bitcoin Cash tem um limite de tamanho de blocks, os seus criadores afirmam que a criptomoeda tem mais capacidade de dirigir transações com taxas mais baixas e confirmações mais céleres. Do lado contrário desse raciocínio estão os defensores da bitcoin que acreditam que o crescente tamanho de blocks põe em perigo a natureza descentralizada da criptomoeda.

A separação filosófica entre a bitcoin e Bitcoin Cash foi adequadamente denominada pela Forbes de “Cypherpunk Vs. Silicon Valley.”

O maior desafio que Bitcoin Cash enfrenta é a adesão: para ser valiosa, precisa de convencer os negócios a aceitar tanto a bitcoin como a rede de pagamento rival. Também precisa de convencer os mineiros a participar no processo de compensação das transações.

Em meados de Novembro, Bitcoin Cash chegou ao topo do valor de mercado Ethereum e tornou-se a segunda criptomoeda mais valiosa. Desde aí, caiu para o terceiro lugar. O seu fornecimento em circulação é atualmente de 16.8 milhões, num máximo de fornecimento de 21 milhões.

Artigo Original

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.