5 dicas para conseguir arranjar clientes como freelancer

5 dicas para conseguir arranjar clientes como freelancer

É muito importante saber como conseguir arranjar clientes como freelancer, para conseguir manter o seu negócio online, quer seja produtor de conteúdos ou especialista em marketing digital. Vamos tentar deixar algumas dicas gerais que se enquadram perfeitamente em qualquer tipo de negócio online.

Apesar de já temos falado sobre freelancer no nosso blog, pode ainda não saber bem o papel de um freelancer, por isso vamos começar por aí.

O que é um freelancer?

Segundo a própria definição, freelancer é um profissional totalmente autónomo que se pode autoempregar em várias empresas. É uma tendência cada vez mais real no nosso mundo e, hoje em dia, já há vários freelancers que se transformam em nómades digitais. Estes últimos trabalham em qualquer parte do mundo, desde que tenham acesso a uma conexão de Internet. Se quiser saber mais sobre nómades digitais aconselhamos que pesquise um pouco sobre o tema.

Sou freelancer, mas como encontro novos trabalhos?

Existem vários sites especializados, onde os freelancers podem encontrar os mais diversos tipos de trabalhos online, no entanto as redes sociais podem ser uma grande ajuda para quem está com dificuldades em encontrar novos trabalhos.

Aconselhamos a começar pelos registos nos seguintes sites: NearJob, 99freelas, Freelancer, Upwork (antigo oDesk), entre outros tão bons como estes, que pode encontrar depois de uma simples pesquisa nos motores de busca (por exemplo no Google).

Se já esgotou a procura nestes sites, tente entrar e participar ativamente em grupos no Facebook, relativamente aos temas que lhe interessam, de forma a conseguir trabalhos. Além do Facebook ser a maior rede social do mundo, é a rede social do momento, por isso poderá usá-la a seu favor neste capítulo.

Outra ajuda importante para conseguir obter novos trabalhos como freelancer é possuir um portfólio dos seus trabalhos anteriores, do género de uma carta de recomendação. Por exemplo, se for designer deverá ter um portfólio (um site, por exemplo) com alguns dos seus trabalhos anteriores; se for um produtor de conteúdos, poderá ter um blog, de carisma pessoal, onde escreve regularmente, sendo uma porta aberta para o mundo online.

5 dicas para conseguir arranjar clientes como freelancer

Divulgue o seu trabalho

O seu trabalho pode ser bom, mas o que interessa isso se não consegue chegar a potenciais clientes? Trabalhe e invista na sua divulgação. Use um site tipo portfólio (se possível com testemunhos de antigos/atuais clientes), as redes sociais e, em alguns casos, o marketing offline resulta muito bem (por exemplo, distribuição de flyers).

Seja original

Quando existe uma proposta de trabalho é normal que existiam várias respostas e consequentemente vários orçamentos, por isso seja original quando apresentar a sua proposta. Será uma boa ideia incluir um vídeo de apresentação ou um info-gráfico, dependendo sempre da sua área de atuação. São pequenos gestos que nos fazem distinguir dos demais.

No entanto, quando apresentar uma proposta apresente sempre valores realistas. Nunca tente enganar o cliente, pois poderá estragar o seu negócio.

Anexar trabalhos anteriores e/ou testemunhos será uma excelente ideia, mas dê sempre espaço ao cliente.

Faça os contactos certos

Muito por culpa da sociedade que vivemos, cada vez mais os contactos certos são muito importantes e determinantes no dia-a-dia. Procure saber os gurus da sua área, acompanhe o trabalho deles e, sobretudo, aprenda.

Participar ativamente em conferências, workshops ou palestras poderá ser uma boa maneira de fazer os contactos certos, dentro do seu nicho de mercado.

Crie a sua própria marca

Esta dica poderá ou não adaptar-se a qualquer segmento de mercado, no entanto certamente será uma excelente dica para os designers freelancers ou para os produtores de conteúdos.

Estar associado a uma marca fará os seus potenciais clientes olharem para si e para a sua marca de uma forma mais confiante.

Cumpra sempre os prazos!

Mais importante de como conseguir arranjar novos clientes como freelancer é manter os clientes mais antigos, para isso terá que ser muito rigoroso no orçamento que estabelece e cumprir sempre os prazos de entrega.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.