5 dicas de como gerir o seu dinheiro

5 dicas para gerir o seu dinheiro

Com a crise instalada em todo o território português e os dias menos felizes em praticamente toda a Europa, é bom saber como gerir o seu dinheiro da maneira mais correta. Existem pessoas que, felizmente, podem aproveitar o Verão para traçarem viagens de sonho com destinos inacreditáveis, outras terão que aproveitar o Verão para ganhar mais uma renda extra com alguns negócios de Verão. No entanto, todos deverão gerir o seu dinheiro para conseguirem sobreviver neste país e, por isso, vamos deixar algumas dicas bastante úteis para a grande maioria das pessoas.

Se aceitar as nossas dicas de como gerir o seu dinheiro, certamente, vai também começar a poupar dinheiro, o que é bastante bom. Por exemplo, será que tudo que compra é realmente necessário? Regista todas as despesas por mês? Sabe quanto dinheiro gasta por mês? Estas pequenas questões são apenas para pensar e descobrir se está agir de uma forma correto com as suas finanças.

É de muito novo que se deve ensinar às crianças os bons princípios de poupar e de gerir o dinheiro, se em novos ninguém os ensina quando vão aprender?

5 dicas de como gerir o seu dinheiro

Questione cada compra

Uma ótima maneira de poupar na hora de ir às compras é planear muito bem as compras e os locais mais baratos, onde pode encontrar os produtos que precisa. Se levar uma lista com todas as compras anotadas, as hipóteses de dispersar a sua atenção noutros produtos será menor.

Questionar todas as compras que faz também é um bom princípio para perceber se realmente precisa mesmo de um determinado produto, ou apenas é puro consumismo.

Nunca gaste mais do que ganha por mês

Normalmente, no Natal e nas férias de Verão, as pessoas fecham mais os olhos aos gastos, no entanto nunca deve gastar mais do que ganha por mês, pois pode ser um estouro no seu orçamento.

Gastar mais do que ganha é muito grave para as suas finanças, pois terá que recorrer a créditos(o que é a mesma coisa que dívidas) ou às suas poupanças. O grande problema é que depois habitua-se a mexer nas suas poupanças e, com o passar dos anos, deixará de ter as suas poupanças.

Lembre-se que imprevistos podem acontecer todos os dias

É bom termos uma boa conta de poupança, pois afinal de contas imprevistos podem acontecer quando menos esperamos. Por isso, foque-se nas suas poupanças. Poderá tirar uma pequena percentagem, por mês, do seu ordenado para um conta à parte destinada às suas poupanças.

Lembre-se que comprar uma peça de roupa a mais ou ir de férias para as Bahamas não são um caso urgente de usar as suas poupanças.

Esqueça o cartão de crédito

Um grande erro da maioria das famílias é o uso abusivo do cartão de crédito. Opte por esquecer o cartão de crédito, pois a sua utilização só vai servir para ganhar dívidas e, pelo que sabemos, ninguém gosta de estar endividado. Opte por planear muito bem a sua vida financeira, as suas compras, os seus gastos e vai ver que não precisa do cartão de crédito para nada.

Planeie muito bem a sua vida

Como esperamos que tenha vindo a perceber ao longo das nossas dicas de como pode gerir o seu dinheiro corretamente, a chave do sucesso, está em planear muito bem a sua vida económica.

Controlar muito bem os gastos e reduzir as despesas às necessárias/indispensáveis são ótimas maneiras de conseguir fazer uma boa conta poupança, ao longo da sua vida. Sair sem pensar nas suas compras ou no que precisa para a casa também são más opções como já vimos para conseguir levar uma boa gestão económica a bom porto.

Já sabe como gerir o seu dinheiro?

Independentemente da sua idade, deve conseguir respeitar as 5 dicas que demos. Contudo, por vezes a tentação é maior de gastarmos mais uns euros neste ou naquele produto, é compreensível, mas deverá evitar sempre que conseguir resistir, pois esse gasto pode ser o suficiente para abanar as suas finanças no final do mês.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.